quarta-feira, 23 de junho de 2010

Granizo causa prejuizos- Deputado Acácio Pinto em Moimenta

O Deputado, Acácio Pinto, do Grupo Parlamentar do PS, deslocou-se ontem, dia 21 de Junho, a Moimenta da Beira, onde reuniu com o Presidente da Câmara Municipal, José Eduardo Ferreira, e com o Presidente da Associação de Fruticultores da Beira Távora, Franscisco Oliva Teles, e ainda com diversos agricultores.

Na base desta deslocação esteve a intempérie (forte granizo e chuva intensa) que se abateu sobre Moimenta da Beira, na madrugada de 19 de Junho, e que causou grandes prejuízos nas culturas agrícolas, nomeadamente, nos pomares de macieiras localizados, sobretudo, em Paraduça, Arcas e Sarzedo. A área de pomares afectada é de cerca de 150 ha, havendo, em alguns casos, perda total da produção de maçã.
O Presidente da Câmara informou, nessa reunião, que acompanhou o problema desde o início, em proximidade com os agricultores, e que, neste momento, está a ser efectuado o levantamento dos prejuízos em articulação com os serviços regionais do Ministério da Agricultura. Transmitiu, ainda, durante a reunião, que o Ministro da Agricultura, António Serrano, com quem esteve em contacto, se deslocará ao concelho no dia 23 de Junho, para se inteirar, "in loco", dos estragos efectuados pelo granizo.
Os fruticultores enalteceram a rapidez da resposta do Ministro, a quem irão colocar de viva voz os problemas derivados desta situação e ainda disseram que lhe apresentarão alguns dos seus pontos de vista, nomeadamente, para a revisão do seguro de colheita.
O PS, através dos seus deputados eleitos por Viseu, continuará a companhar a situação e disponibilizou-se, ao Presidente de Câmara e aos Agricultores, para a construção de uma parceria activa em que sejam debatidos estes problemas conjunturais, mas também aqueles que são de natureza estrutural.

Sem comentários: