domingo, 6 de junho de 2010

Livros sobre rodas

Não será caso único, mas em Moimenta da Beira não há sítio onde se possa comprar um livro. Para colmatar essa falha há uma biblioteca móvel que vai percorrendo as aldeias do concelho. Muitos quilómetros, por entre serras e vales, para que os livros possam chegar à escolas da região.

No preâmbulo das viagens, os livros acomodam-se nas prateleiras do velho furgão. Ao volante da Biblioteca Itinerante segue Sónia Jesus que transporta uma preciosa carga destinada a fomentar o gosto pela leitura.

Para as crianças a chegada da biblioteca e a escolha dos livros são momentos de partilha.

Numa terra onde não há livrarias e a escola tem falta de recursos esta é uma boa solução diz a professora Cristina Ferreira da Escola de Leomil.

Em Moimenta da Beira, uma das muitas vilas onde não há livrarias, cabe a uma biblioteca móvel percorrer o concelho e levar o livro às aldeias do concelho.

Numa primeira fase a Biblioteca Itinerante de Moimenta da Beira, onde não há qualquer livraria, desloca-se às escolas e jardins-de-infância, mas o objectivo é alargar a sua área de influência também aos centros de dia e lares de idosos e tornar a leitura acessível a todos.

Para ouvir reportagem, Clique aqui!

Sem comentários: