quinta-feira, 10 de junho de 2010

«Natureza» - Percursos pedestres já abertos

A rede de percursos pedestres de Moimenta da Beira, que inclui três rotas (Paiva, Serra e Távora) está já disponível para ser usufruída pelo público amante da natureza. Tudo depois de trabalhos de limpeza e manutenção realizados recentemente pela autarquia.

Uma delas (Rota do Paiva) vai ter honras de inauguração no sábado, dia 12 de Junho.

A caminhada de estreia contará com a participação de diversos agentes de turismo, entre organismos, empreendimentos públicos e privados e entidades de animação turística convidadas pela autarquia para a abertura do percurso.

No original, a rota desenvolve-se por 21 quilómetros, cruzando o rio Paiva, que é ainda considerado um dos cursos de água menos poluídos da Europa. Mas no dia da inauguração, os caminheiros apenas percorrerão oito quilómetros a pé: de manhã, de Ariz a Segões, sempre pelas margens do rio, com visita ao Penedo que serviu de refúgio a Aquilino Ribeiro, evadido da prisão do Fontelo, em Viseu; e de tarde, regresso de Segões a Soutosa, mas de autocarro, pela Estrada Nacional 323.

O programa começa de manhã, às 9 horas, com a recepção dos convidados em frente aos Paços do Concelho de Moimenta da Beira. Dez minutos depois, no Salão Nobre, apresentação do livro “Flora e Avifauna do Concelho de Moimenta da Beira” e da “Rede de Percursos Pedestres do Município de Moimenta da Beira”.

A saída para Ariz, de autocarro, está marcada para as 9h40. Chegados à aldeia, há visita ao seu núcleo habitacional, seguido um pequeno-almoço no Forno Comunitário do povoado.

A caminhada em direcção a Segões é logo a seguir. O percurso será guiado e explicado por arqueólogos, na sua vertente patrimonial, e por uma equipa do Jardim Botânico da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, na vertente mais ecológica.

Em Segões haverá visita ao casario típico da aldeia e ao conjunto de espigueiros que existe perto. O almoço será ali servido.

O regresso em direcção a Soutosa acontece ao início da tarde. O programa contempla visita à Fundação Aquilino Ribeiro, sedeada no centro da aldeia. A chegada a Moimenta da Beira está prevista para 18 horas.

PROGRAMA
09H00: Recepção aos convidados frente aos Paços de Concelho;
09H10: Apresentação do livro "Flora e Avifauna do Concelho de Moimenta da Beira (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro);
Apresentação da “Rede de Percursos Pedestres do Município de Moimenta da Beira” (Câmara Municipal de Moimenta da Beira);
09H40: Saída em autocarro para a freguesia de Ariz;
09H55: Visita ao núcleo habitacional de Ariz;
10H15: Pequeno almoço tradicional no Forno Comunitário de Ariz;
10H40: Início do Percurso Pedestre – Rota do Paiva;
13H30: Almoço (Segões);
16H30: Visita à Fundação Aquilino Ribeiro;
18H00: Chegada aos Paços do Concelho;
18H15: Visita à Feira Gastronómica (Centro Histórico de Moimenta da Beira)

Nota: protector solar, calçado e roupa confortável.
A Câmara Municipal irá disponibilizar um carro de apoio para acompanhar o grupo. O almoço é da responsabilidade da organização.

Fonte:cm-moimenta.pt

1 comentário:

manjerico disse...

Muito bem.
Gosto desta iniciativa sobre os percursos pedestres,só que PECA por tardio,a dar conhecimento público.

Aparece hoje,aqui, o desenvolvimento de todo o percurso e respectivos horários.

O calendário hoje marca 10 de Junho,não é?
E as inscrições de presença,terão???? de ser feitas até 8/6.
Agora vou eu utilizar uma frase já feita:
E esta hem?.....
Saudações
J.A.