quarta-feira, 7 de julho de 2010

15 milhões investidos em unidades para deficientes e idosos do distrito

A ministra do Trabalho e da Solidariedade Social, Maria Helena André, presidiu ontem, no Governo Civil de Viseu, à cerimónia de assinatura do financiamento de 15 projectos aprovados no âmbito do Programa Operacional de Potencial Humano (POPH).
O montante global de financiamento destes projectos, em 12 municípios do distrito de Viseu, ascende a cerca de 15 milhões de euros, de acordo com a ministra, e visa o investimento em infra-estruturas de unidades que dão apoio a deficientes e idosos.
Santa Comba Dão, Moimenta da Beira e Castro Daire são alguns dos municípios com instituições abrangidas pelo POPH, assim como Cinfães, Castro Daire, Resende e Mortágua. No total, os projectos irão permitir o aumento da capacidade para mais 534 novos lugares.
Com a assinatura destes protocolos pretende-se "mais protecção social para os nossos cidadãos", explicou o governador civil Miguel Ginestal.
Já a ministra disse ter "a clara consciência que os equipamentos sociais são fundamentais para apoiar as famílias", explicando que o principal objectivo é evitar o isolamento e a solidão, apoiando a socialização.
Maria Helena André frisou também que se está a dar respostas que "a necessidades que ainda não têm respostas, mas estamos também a criar postos de trabalho", estando previstos 222 novos postos de trabalho no distrito.
"Consideramos que são fundamentais para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, as possibilidades das famílias e, sobretudo, para responder às necessidades das pessoas mais fragilizadas da sociedade e que merecem uma atenção especial. Daí que não haja, da parte do Governo, qualquer desinvestimento nesta matéria, antes pelo contrário", enfatizou.
De acordo com a ministra, a nível nacional, há mais de 200 respostas aprovadas na área da deficiência que, no final, colocarão à disposição 4.000 novos lugares.
Para os idosos, serão criados 5.600 novos lugares, com um financiamento público superior a 80 milhões de euros.
Reforçou ainda a importância da parceria das diferentes instituições. Isto porque, o Estado sozinho não conseguia, as autarquias sozinhas não conseguiam, as instituições sozinhas não conseguiam".
O POPH está inscrito no Quadro de Referência Estratégico Nacional e visa estimular o potencial de crescimento da economia portuguesa, propondo-se ao alargamento da rede de equipamentos sociais.
O programa foi criado com o objectivo de melhorar o acesso e a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos e à comunidade, dispondo-se ainda a combater a pobreza e a exclusão social e a aumentar a capacidade instalada em equipamentos sociais.
O POPH resulta de uma parceria entre o Governo, as autarquias e as instituições do sector social.
Fonte: Diário de Viseu

Sem comentários: