sábado, 24 de julho de 2010

Obras de requalificação da EN229

COMUNICADO PSD SÁTÃO

"A comissão Política de Secção de Sátão, relativamente às acessibilidades e tendo em atenção a requalificação da EN 229 e a promessa efectuada pelo Sr. Secretário de Estado em 2008 de uma nova ligação Sátão, Viseu vem por este meio demonstrar uma profunda preocupação acerca de 3 questões.
• EN 229;
• Nova Ligação Sátão - Viseu;
• SCUT;

EN 229

Quem passa hoje na EN 229, fica com uma ideia clara, quem a projectou não passa nela.
A ligação EN 229, quer queiramos quer não, ficou pior do que estava, mais estreita, com vários sítios com semáforos, com mais rotundas, com mais traços contínuos, provocando graves problemas económicos, como: os comerciantes da recta do Pereiro não têm a possibilidade de cruzar a estrada uma vez que têm traço contínuo, alguns pensam até encerrar a sua actividade, o mais estranho é que há caminhos rurais, ou acessos a terrenos particulares que permitem esse cruzar.
Assim, o PSD entende que deve ser feita uma alteração urgente da sinalização da Estrada nº 229, tendo em conta a realidade do tráfego desta estrada.


Nova Ligação Sátão Viseu
Face ao compromisso de construção da nova ligação Sátão-Viseu assumido pelo Sr. Secretário de Estado, Dr. Paulo Campos, aquando do lançamento da Requalificação da EN 229, vimos, por este meio, exigir que esse compromisso passe a obra. Esta infra-estrutura é uma urgência, ainda mais depois da rua que se tornou a EN 229.
A ligação Sátão Viseu afecta os concelhos de Sátão, Viseu, Vila Nova de Paiva, Moimenta da Beira, Aguiar da Beira, Sernancelhe, Penedono e S. João da Pesqueira, a sua não concretização impede o desenvolvimento desta região e contribui de certo para a sua desertificação.

Vimos exigir que esta nova infra-estrutura seja uma prioridade. A ligação Sátão - Viseu é estrutural para o desenvolvimento desta região, sem esta ligação estão a matar uma região lentamente.
Esta nova ligação é daquelas obras que faz a diferença que eleva uma região a um patamar superior de competitividade, de abertura a novos desafios, novos negócios sem esquecer uma digna assistência à saúde, que sem a nova estrada está comprometida.
São apenas 16 Km que fazem a diferença, são migalhas comparadas com as grandes obras de custo/benefício duvidoso, como são o TGV, Novo Aeroporto, a terceira travessia sobre o Tejo, os inúmeros institutos e empresas públicas que se mantêm, sem falar nas verbas destinadas à região Centro e Norte que estão a ser gastas na região de Lisboa, quando esta região tem um poder de compra, por pessoa, superior a qualquer cidade europeia.
O PSD Sátão não se revê num governo que cada vez mais implementa uma filosofia do centralismo no Litoral.
Assim, o Partido Social Democrata toma esta posição de defesa intransigente dos interesses dos Satenses, como de todos os habitantes desta região.

SCUT
Constatámos ainda, que o concelho de Sátão na primeira proposta do governo sobre as portagens das SCUT, não era contemplado com isenções, isto só demonstra uma vez mais, o esquecimento das zonas interiores do país, as mais necessitadas, são mais uma vez marginalizadas.


As prioridades do País, como do nosso concelho, não poderão ser desvirtuadas por projectos megalómanos. Alguém acredita que os habitantes do concelho de Sátão ou dos concelhos a norte ou de outras regiões do interior irão ter vantagens com um novo aeroporto em Lisboa, com o TGV, com a terceira travessia sobre o Tejo?
É uma questão de prioridades, e a prioridade para o PSD Sátão é defender a coesão do país, e o combate à desertificação do interior, para isso, temos que inverter o caminho que estamos a seguir.
O que semearmos hoje, colheremos amanhã."

Fonte: PSD Sátão

1 comentário:

manjerico disse...

Pois é,meus Senhores:
Continuamos cada vez mais na mesma,não é?
A 229,ficou melhor na parte do asfalto,sem dúvida,mas...
Existem IMENSOS MAS....
Passei lá à dias e é verdade o que aqui é focado:
A sinalização está péssima,e não entendo como podem pôr pessoas desta natureza a fazer estes DESENHOS.
A costumeira do costume:
Rotundas e mais rotundas,não sei para quê.
Há partes em que podiam ter alargado o troço,e até estou de acordo com o que aqui foi dito:
Alguns sítios parece que até estreitaram,porquê?

Tenho pena é que quem fez estas coisas,não vem ver estes comentários e ouvir as populações.
O interior Norte continua deitado ao abandono.
Fazem umas coisinhas a ver se contentam o pessoal,e pronto...

É preciso é todos nos unirmos e na hora das eleições:
BOICOTE.
Cumprimentos,e em especial a quem deixou este Alerta.
J.A.