sábado, 24 de julho de 2010

Operação “Mosqueteiros”: PJ deteve mais um elemento do grupo

A Directoria de Coimbra da Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje (dia 23) a detenção de mais um membro do grupo que se dedicava a roubos à mão armada a hipermercados e ourivesarias, cujo valor ultrapassou um milhão de euros, ainda no âmbito da operação “Mosqueteiros”.

Segundo a PJ, o detido foi localizado na área da Grande Lisboa e na sequência de busca domiciliária foram apreendidos uma arma proibida, droga, material informático e de telecomunicações, que o ligavam à prática da actividade criminosa.

O detido, de 26 anos de idade, desempregado, foi presente a primeiro interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coacção de prisão preventiva, conforme informa a PJ.

Recorde-se que o grupo organizado e violento preparava-se para perpetrar o seu 13.º assalto quando foi interceptado pela Polícia Judiciária, tento na altura sido detidos oito pessoas, seis homens e duas mulheres.

Ao todo foram praticados 12 assaltos, entre 28 de Outubro de 2009 e 25 de Maio de 2010, nos Intermarché de Miranda do Corvo, Condeixa-a-Nova, Montemor-o-Velho, Pombal, Viseu e Tomar, no Lidl de Santa Clara (Coimbra) - onde também roubaram o carro de uma cliente -, em ourivesarias em Coimbra e Santa Comba Dão, numa empresa em Lisboa, com tentativa de assalto a outra ourivesaria em Moimenta da Beira e em Carregal do Sal, tendo neste último os proprietários sido violentados.

Nesta operação “Mosqueteiros” a PJ efectuou mais de dezena e meia de buscas, entre as residências dos suspeitos, garagens, anexos, esconderijos e oficinas, onde foi apreendido um manancial imenso e variado de equipamento.

Para além de artigos de ourivesaria e relógios, a apreensão contemplou também material relacionado com o tráfico de droga, um negócio paralelo ao qual o grupo estava ligado, da mesma forma que alguns dos elementos do núcleo duro possuíam dois estabelecimentos na área de cafetaria, que seriam usados como “fachada” para “branqueamento” do dinheiro roubado.
Relativamente à droga, foram apreendidas cerca de 116 gramas de heroína, com a particularidade de estarem acondicionadas dentro de uma caixa de bolas de ténis. Entre duas bolas, em cada uma das extremidades da pequena caixa cilíndrica de plástico, escondiam-se pacotes de heroína, que foi apreendida, o mesmo acontecendo com comprimidos de “corte” (usados para misturar na droga), balanças de precisão, sacos de embalagem das doses e cerca de 12 500 euros.
No que diz respeito às armas foi apreendida uma metralhadora de fabrico espanhol, usada pelas formas armadas daquela país, dois revólveres de 38 mm, um de 32 mm e uma pistola de 6.35 mm. A uma quantidade significativa de munições, juntam-se ainda detonadores, o que poderá indiciar a utilização de explosivos ou essa perspectiva.

Foram também apreendidos gorros usados nos assaltos, bem como calças e camisolas e ténis, um colete com coldre e coletes com a referência “Polícia – Investigação Criminal”.

Fonte: Campeão das Províncias

Sem comentários: