quinta-feira, 19 de agosto de 2010

GNR apreende tonelada de cobre roubado

Sucateiro liderava rede. Quatro pessoas foram detidas

A GNR desmantelou uma rede, que incluía um sucateiro, que se dedicava ao furto e receptação de cobre, e apreendeu uma tonelada daquele minério. Foram detidos quatro indivíduos, com idades entre os 17 e 48 anos, apreendidas armas de fogo e há suspeitas de que a rede também se dedicasse ao roubo e viciação de veículos.

A investigação decorria há seis meses e culminou na manhã de ontem com a realização de seis buscas domiciliárias em Mangualde, Moimenta da Beira, Viseu e Oliveira do Hospital e a detenção de quatro suspeitos. Um dos indivíduos, "proprietário de uma sucateira em Mangualde, será o alegado cabecilha da rede que actuava de forma planeada e por encomenda", adiantou fonte ligada às investigações. No conjunto foi apreendida "uma tonelada de cobre, em cabos, peças e equipamentos que já se encontrava pronta a ser derretida", adiantou.

É convicção das autoridades que o cobre "teria como destino a fundição e moldagem de lingotes, vendidos na economia paralela a 8 euros o quilo". Na operação foram ainda "detectados indícios de que a rede também actuava no furto e viciação de veículos que eram depois desmantelados e vendidos em peças". Noutros casos, os carros, "roubados, eram transformados e modificados com recurso a salvados comprados às seguradoras e depois vendidos como se de viaturas usadas se tratassem", adiantou a fonte.

Em Mangualde, a operação da GNR apreendeu ainda, em casa de um dos suspeitos, "duas espingardas, um revolver, detonadores e munições". Fonte:DN

Sem comentários: