sexta-feira, 24 de setembro de 2010

«Região» - SAP nocturno de São João da Pesqueira fecha no dia 15 de Outubro

O Serviço de Atendimento Permanente (SAP) do Centro de Saúde de S. João da Pesqueira vai encerrar, entre a meia-noite e as oito horas da manhã, a partir do próximo dia 15 de Outubro. Os utentes que precisem de cuidados médicos naquele horário serão reencaminhados para o Serviço de Urgência Básica (SUB) de Moimenta da Beira.

O director-executivo do Agrupamento de Centro de Saúde (ACES) do Douro Sul, José Carlos Carvalho, confirmou o encerramento, ao JN, salientando que a medida se insere no programa de reordenamento dos cuidados primários de saúde. De resto, este é o último dos SAP a encerrar naquela área. Os utentes de Lamego, Tarouca e Armamar são já atendidos no SUB de Lamego, enquanto o de Moimenta recebe os de Tabuaço, Penedono, Sernancelhe, Moimenta da Beira e também S. João da Pesqueira, a partir de 15 de Outubro.

José Carlos Carvalho justifica o encerramento nocturno do SAP pesqueirense com o "movimento diminuto" traduzido numa média "1,4 consultas por noite", sendo que "o INEM tem dois a três casos por semana no concelho".

Acresce que o Centro de Saúde só tem quatro médicos, quando "no mínimo devia ter cinco". Por essa razão, ao longo dos últimos três meses, o SAP chegou a estar encerrado durante alguns períodos do dia. "É complicado colocar quatro médicos a fazer cobertura das oito às 20 horas, de segunda a sexta-feira", acentuou.

Durante a noite só havia "Urgência" graças a serviços prestados por médicos de fora. Mesmo assim, "obrigava a uma ginástica muito grande para manter o SAP a funcionar".

O director-executivo releva as melhores condições oferecidas pelo SUB de Moimenta da Beira. Funciona 24 horas por dia com dois médicos e dois enfermeiros em regime de permanência, tem salas de observação e reanimação, Raio X, pequena cirurgia, entre outros.

Fonte: JN.pt

Sem comentários: