quinta-feira, 14 de outubro de 2010

DE VEZ EM QUANDO !



DE NOVO E SEMPRE O MESTRE AQUILINO !


O MESTRE, UM ADVOGADO, UM BISPO E UM LIVRO.

Não conheço pessoalmente o Dr. Manuel de Lima Bastos, de quem o Senhor D. Manuel da Silva Martins, Bispo emérito de Setúbal e um destacado combatente pelas coisas certas da vida, diz ser "um especialista na arte de escrever e um homem que sabe e que sente" e que "...eu até caí na heresia de chegar a compará-lo com o seu ídolo Aquilino Ribeiro. Quem não gosta de Aquilino?".
Gosto eu, naturalmente, a par de mais algumas centenas de portugueses que se interessam pela obra ímpar do Homem da Nave, exímio mestre na arte de conjugar elegantemente o verbo e o sujeito da simplicidade humana. E por gostar, aqui o trago de novo ao convívio dos meus pensamentos com, sabe-se lá, uma forte meia dezena de leitores deste espaço tão real quanto virtual - obra e graça das chamadas novas tecnologias que marcam o ritmo deste nosso tempo.

Voltando ao início da função, apraz-me registar que Manuel de Lima Bastos nasceu num frio mês de Janeiro, tal como eu, apenas dois dias depois e alguns anos antes do meu aparecimento terreno. E depois, a feliz coincidência de um "espírito santo de orelha" que me foi transmitido por D. Manuel Martins, provavelmente durante uma das mais "recentes" entrevistas que teve a amabilidade de me conceder ou no acto de uma oferta do meu livro "Da Beira !...Alguns Poemas e uma Carta para Aquilino". Lima Bastos seria um excelente conhecedor da obra do Mestre ! E é.

Comprova-se, lendo este "roteiro" aquiliniano pelas chamadas Terras do Demo a que o autor deu o título de "De Novo à Sombra de Mestre Aquilino" - uma sequência de um primeiro "À Sombra de Mestre Aquilino" saído em 2009. Este, de que agora faço uma primeira leitura, vai ser apresentado em breve, esperando que o seja também em Moimenta da Beira e, naturalmente, na Biblioteca que leva o nome do Mestre.
Evitados os escolhos da primeira publicação, que o autor relata neste "segundo" volume, fica a boa nova de um próximo já praticamente pronto "...sobre a polémica célebre que Aquilino travou com o meu conterrâneo D. Sebastião Soares de Resende, primeiro bispo da Beira, nas páginas do suplemento literário do jornal Novidades[...]".

O "roteiro" desta obra começa em Vila Nova de Paiva, seguindo no rasto do Mestre Aquilino por Terras de Sernancelhe, Terras de Moimenta da Beira, Terras de Aguiar da Beira, Terras de Sátão... e termina com uma carta ao Mestre como se fora um posfácio, no qual se pode ler : "Não nos conhecemos fisicamente mas há mais de sessenta anos, sentindo a sua presença benigna à minha volta, o tenho na conta de pessoa de família a quem posso contar tudo e de quem posso esperar que tudo compreenda".

Uma excelente obra de leitura e de consulta, de um autor em que D. Manuel Martins vê como que o reflexo de Aquilino Ribeiro. Boa leitura.

Sem comentários: