terça-feira, 21 de dezembro de 2010

«MoimentaNaNet» - Grande Entrevista [4]

GRANDE ENTREVISTA com,
José Gomes
- “Presidente da Junta de Freguesia de MBR”
Exclusivo MoimentaNaNet

Com a fasquia elevada, devido ao ex-cargo ocupado no clube "Os Pedaladas", questionámos o actual presidente da Junta de Freguesia da nossa vila sobre o seu mandato e sobre quais os planos para o futuro próximo. As respostas simples e directas, caracteristica pessoal, defendem intransigentemente a freguesia.

MoimentaNaNet (MNN): Antes de mais, agradecemos a disponibilidade para a entrevista. Qual o balanço que faz do seu mandato, até ao momento?
Presidente da Junta de Freguesia (PJF):
Antes de começar a responder às vossas questões, quero deixar aqui o reconhecimento público pelo serviço que prestam a todos os moimentenses espalhados por este país e estrangeiro, levando a todos eles o que se passa no nosso concelho. Agradeço-vos também a oportunidade que me deram para poder responder a algumas questões referentes à freguesia de MBR.
Neste momento e passado um ano de mandato, penso que já se pode fazer um balanço do que já foi feito e do muito que ainda está por fazer. Apesar das dificuldades com que esta Freguesia se debate, temos levado a cabo aquilo a que nos propusemos, dentro das limitações que temos. Lembramos que a Freguesia está vocacionada para limpeza de caminhos, tanques
 e lavadouros e aí o nosso trabalho tem sido exemplar. Por outro lado e em simultâneo, criamos os símbolos heráldicos da Freguesia, que não existiam. Mantivemos em funcionamento o Gabinete de Inserção Profissional que através do Centro de Emprego de Lamego, dá apoio a todos que aí tenham de recorrer. Mantivemos o horário ininterrupto de funcionamento dos serviços administrativos da freguesia (9:30 – 17:30 horas). Adquirimos uma viatura com melhores condições para podermos chegar onde antes não conseguíamos. Continuamos a apoiar as associações locais. Criamos o site da freguesia de Moimenta da Beira, onde toda a gente pode consultar vária informação da freguesia. Entre outras que agora não me recordo.
É certo que quem está nestes lugares nunca agrada a todos, porque há sempre alguém que preferia isto em vez de aquilo, porque se deveria fazer esta obra em detrimento de outra. Mas uma coisa é certa tomamos sempre as opções que julgamos serem as melhores independentemente de agradar a este ou aquele.

MNN: Quais são os principais problemas e necessidades da freguesia de Moimenta da Beira?
PJF: Penso que a Freguesia de MBR tem várias necessidades ao nível de espaços verdes e de lazer. O problema maior com que esta Freguesia se debate é a falta de receitas próprias que praticamente são inexistentes. Dependemos cerca de 90% das receitas do Fundo Financiamento das Freguesias (FFF) e dos duodécimos da Câmara Municipal. Os outros 10% provêem de receitas das licenças dos canídeos, IMI (rústicos) e expediente da Secretaria (atestados, certidões, provas de vida, etc.).

MNN: Como é que perspectiva o futuro da freguesia?
PJF:
O futuro da Freguesia de MBR passa por uma reestruturação do sistema autárquico em Portugal. Sem querer ferir susceptibilidades, não faz muito sentido que existam freguesias como Paradinha ou Aldeia de Nacomba, para não falar de outras. Passa também por redefinir os limites das freguesias e se calhar até de muitos concelhos, que não têm razão de existir. Por exemplo, penso que Toitam, pela proximidade, devia pertencer à freguesia de MBR e não dos Arcozelos. Se se alterarem estes e outros limites, aí sim teremos freguesias maiores, podendo tirar partido de maiores receitas com menores custos, melhorar os recursos para o bem de todos. Enquanto se mantiver tudo conforme está, o futuro da freguesia de MBR é muito sombrio.

MNN: Qual o seu grande projecto para a autarquia? Já foi ou ainda está por realizar?
PJF:
Um dos grandes projectos, era a passagem dos serviços administrativos para o r/chão e que estará concluído em Janeiro de 2011. Outro grande projecto que ainda não está realizado é o palco da fonte de S.João, que iremos iniciar no início de 2011 a tempo de estar pronto para as festas de S. Pedro. Pensamos também e ainda dentro do próximo ano efectuar um arranjo no espaço anexo à N. Senhora de Fátima, efectuando um parque com sombra e mesas para repousar. Sem querer ser muito ambicioso, quero também concluir o parque de lazer, junto à entrada Norte da Vila, mas da forma como a conjectura económica do País se encontra, vai ser muito difícil ainda para mais com o corte nas receitas do FFF.

MNN: Das áreas mais importantes da freguesia, quais as que se destacam, tanto pela positiva como pela negativa?
PJF
: Pela positiva destaco o apoio que é efectuado pelos serviços administrativos e operacionais da freguesia, através dos seus funcionários que têm sido incansáveis na ajuda que prestam às pessoas que nos procuram.
Pela negativa destaco o bairro da Corujeira e o bairro dos Sinos. O bairro da Corujeira pela forma incontrolada como tem crescido e do aspecto que transmite para o exterior. O bairro dos Sinos pelo facto de continuar após cerca de 30 anos sem arruamentos dignos de quem lá habita.
Sei no entanto que em ambos os casos haverá novidades para breve, estando a CM atenta a estas dois casos, mas não posso deixar de dizer o que sinto aos habitantes destes dois bairros e a todos os moimentenses.

MNN: Quais os planos que tinha para a freguesia, que deixou de desenvolver, e quais motivos?
PJF:
Para já e até agora ainda não deixamos de fazer nada do que estava planeado, no entanto teremos que ser realistas e não prometer nada que não possamos cumprir. Conforme se for desenvolvendo a nossa actividade, aí se vai ver o que se pode realizar ou não.
Haverá outros projectos que estão no nosso pensamento, mas que só poderão ser realizados com ajudas externas à freguesia, como por exemplo o arranjo do parque da feira, o espaço envolvente do Mártir S. Sebastião, ou a abertura de um caminho a meia-encosta entre Fornos e Cabaços.

MNN: Qual o apoio que a autarquia tem prestado às freguesias?
PJF:
Nesse aspecto tenho que realçar todo o apoio quer logístico, quer material que a Autarquia tem prestado a esta freguesia. Quero agradecer a todo o executivo da CM todo apoio que nos sido dado, porque sem a ajuda da CM não teria sido possível realizar as nossas obras tão rápido.
Realço também o bom entendimento que existe entre estas duas instituições em que muitas vezes os deveres e obrigações se misturam dentro do mesmo território, no entanto sempre se trabalhou em conjunto com o fim único de se efectuar o trabalho o mais rapidamente possível.

MNN: Qual a principal lacuna da freguesia e que, por esse motivo, não lhe permite gerir a mesma como pretendia?
PJF:
A principal lacuna é a falta de receitas próprias, como já referi anteriormente. Por outro lado as dividas que herdei do anterior mandato, não ajudam em nada a gerir a JF conforme tinha delineado. É verdade que existe um projecto de loteamento com 50 lotes, no Bairro dos Sinos pertencente a esta JF, que se encontra aprovado na CM e pronto a iniciar as obras. Só que a JF não tem possibilidades financeiras para iniciar uma obra desta envergadura. Estamos a tentar negociar o loteamento com a CM para daí podermos obter receitas de forma a realizar alguns projectos que temos idealizados. Por outro lado, as receitas que deveriam ser da JF referentes ao aluguer dos terrados da Feira e do Cemitério de MBR, estão a ser cobrados pela CM. Mais uma receita que apesar de ser parca fazia muito jeito aos cofres da freguesia.

MNN: Alguma mensagem que queira deixar aos cidadãos de Moimenta da Beira?
PJF:
Antes de deixar uma mensagem a todos os Moimentenses, não posso deixar de passar esta oportunidade para agradecer à minha equipa, que conjuntamente comigo trabalha para o bem de todos os que aqui habitam. Agradecer também aos funcionários da JF que têm sido de uma dedicação total e são eles que dão a cara pela freguesia e que fazem o trabalho que todos podem observar.
Agradeço também a todos os membros da Assembleia de Freguesia, pelo apoio e ajuda que tem prestado, criticando e dando opiniões que nos ajudam a melhorar a nossa prestação em prol da freguesia.
A todos os Moimentenses, quero dizer que este executivo está sempre com a porta aberta para receber todas as opiniões que queiram deixar, por escrito ou pessoalmente, para que conjuntamente possamos resolver os problemas que os afectam da melhor forma e o mais rapidamente possível e que iremos continuar a governar a freguesia com a mesma vontade e determinação como quando iniciamos,
Porque nós gostamos de Moimenta!

16 comentários:

João Pedro disse...

Bom dia, queria pedir-vos troca de links.

Sou aqui de Moimenta da Beira e queria, que adicionassem o meu blog e adiciono o vosso.

www.futebol-destak.blogspot.com

Anónimo disse...

"Dividas que herdei do anterior mandato...". O Senhor Presidente não fazia parte do elenco governativo do mesmo?

Anónimo disse...

Então Sr. Presidente, não acha que está a ser injusto, menosprezando as pequenas freguesias, sem sugerir solução, não só para as mesmas, mas de uma forma abrangente para todo o sistema autárquico do país? Apesar de serem pequenas povoações, têm exactamente os mesmos direitos (deviam ter) das povoações grandes.
Se quer uma ajuda, aqui vai ela.
Por exemplo: criação de uma instituição, poderia chamar-se «Concelho de Freguesias» (ou outro nome qualquer) abrangendo, não só as freguesias, mas também as actuais anexas, que elegeriam um seu representante, que serviria de elo de ligação das suas populações ao poder executivo do referido «Concelho de Freguesias». Se assim não for, a desertificação do interior - que tantos dizem querer contrariar - cada vez mais se vai acentuar.
Saudações

CONCELHO DE FREGUESIAS disse...

Ó Sr Anónimo.
Então a isso não se chama:
Presidente de Junta?
É para arranjar mais uns tantos taxos?

É dever das Juntas de freguesia estarem por dentro de tudo que se passa nas respectivas,e levar até junto do Sr Presidente da Câmara os problemas que possam existir,(que são muitos)pelo menos na minha terrinha,mas como o respectivo presidente da junta quer é muitos fins de mês,quem vier de traz que feche a porta.

Isto já lá não vai.
Mudam-se as moscas mas os taxos continuam.
Passem bem

CONCELHO DE FREGUESIAS disse...

Ó Sr Anónimo.
Então a isso não se chama:
Presidente de Junta?
É para arranjar mais uns tantos taxos?

É dever das Juntas de freguesia estarem por dentro de tudo que se passa nas respectivas,e levar até junto do Sr Presidente da Câmara os problemas que possam existir,(que são muitos)pelo menos na minha terrinha,mas como o respectivo presidente da junta quer é muitos fins de mês,quem vier de traz que feche a porta.

Isto já lá não vai.
Mudam-se as moscas mas os taxos continuam.
Passem bem

CONCELHO DE FREGUESIAS disse...

Peço desculpa mas o comentário seguiu repetido

Anónimo disse...

Oh Concelho de Freguesias irás continuar assim...eterno perdedor.

Bisto Agostinho disse...

para taxantes bem bastam os da igreja

HERANÇAS disse...

Pois...essa de HERANÇAS é que é uma grande chatisse.

Quando houver lei que faça pagar quem faz as despesas autárquicas subirem desalmadamente,os GASTANTES,pensariam duas vezes antes de fazerem as tais despesas,porque quando deixassem o TAXO,deveriam ser obrigados a pagarem-nas,mas como estas heranças passam de uns para os outros,e ninguém é penalizado........

É tudo à BALDA

Anónimo disse...

Concordo contigo herancas.onde estaria a camara (talvez no douro sul a mamar mais um ordenado).era essa a intenção!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Mas que grande confusão. Quando sugeri um «CONCELHO DE FREGUESIAS» não era para arranjar mais tachos, até porque sou contra os mesmos, mas sim para diminuir despesa, na medida que seriam extintas as actuais freguesias. Eram menos cargos a suportar pelo erário público, já que eram dispensados os elementos dos executivos e das assembleias de freguesia, sendo essas verbas destinadas a melhorar a qualidade de vida das pessoas. Reparem que referi que seria apenas um elemento em cada povoação eleito pelos seus concidadãos para os representar.
Provavelmente, quem fala em «tachos» è porque nunca terá hipótese de o conseguir, senão ……………
saudações

Concelho de...... disse...

Então Sr Anónimo?
Não era isso que queria dizer?
Só vejo uma freguesia que estará nas condições de ser extinta,veja lá se adivinha?
Por isso,essa de concelho de freguesia,não teria futuro à partida.
Já agora diga lá quais as freguesias que deviam ser extintas.

Mas se o disser aqui,de certeza vai ter um exército de gente a protestar,em especial os TAIS presidentes de junta.
Se tiver coragem....arrisque e veja.

Passem bem

Anónimo disse...

se esta situaçao se mantiver, a minha freguesia nunca será extinta,porque tem eleitores suficientes, mas será que ainda nao percebeu que a minha sugestao tem em vista uma melhor gestao de verbas,diminuindo o numero dse gestores? se nao percebeu, diga, que eu faço um desenho.

comentem disse...

Sem me querer envolver na polémica,(que isto é apenas,uma polémica)deixo aqui o meu VOTO.

Houve aqui uma pessoa que só falou NUMA freguesia que eventualmente poderia ser extinta,mas não disse que freguesia,mas como a mim me parece que a única a ter (talvez)menos de 100 eleitores, é a de Paradinha.

Não sei se este Senhor que levantou a "dita polémica"será de lá..........

QUEREM COMENTAR?

Cumprimentos e bom ano para todos os Moimentenses

Anónimo disse...

Contnuo a pensar que, tal como estão, este tipo de freguesias, com menos de mil eleitores, deviam ser extintas e darem lugar ao tal «concelho de freguesias». Se de facto paradinha, ou outra terra qualquer, tem menos de cem eleitores,mais razão tenho para defender a extinção, JÁ, das ditas.
Qanto a ser «iterno perdedor» nao me afecta, pois nunca perdi, nem ganhei nada.
Um bom ano para todos!

freguesias disse...

Se o Senhor defende a extinção de freguesias com menos de 1000 eleitores,então Moimenta ficava sem freguesias,não é?

Paradinha tenho quase certeza que terá cerca de 100,Nagosa,Castelo,etc.etc...também não acredito que tenham muito mais,(500)??????????

Não sou muito conhecedor da situação,mas será que a sua ideia seria boa?

Ser ou não um perdedor,não entendo o porquê.
Entendo sim,é que existem demasiados tachos nestas juntas de freguesia que deviam era ser iliminados,porque assim acabavam certas regalias de certos senhores do tempo do Feudalismo.

Passem bem