quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

«Gastronomia» - Fim-de-semana gastronómico

Estão de regresso os fins-de-semana gastronómicos promovidos pela Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal, a que a autarquia de Moimenta da Beira se associou. Começaram a 8 de Janeiro e encerram a 5 de Junho de 2011. Tudo para fazerem o elogio à gastronomia local e regional com um toque de modernidade. Em Moimenta, o evento realiza-se no último fim-de-semana deste mês de Janeiro (29 e 30).

A iniciativa decorre em outros tantos 71 municípios, mais 12 do que na edição anterior, e conta com a participação de cerca de mil restaurantes. No concelho de Moimenta da Beira, três aderiram: a Pousada, na Barragem de Vilar, a Quinta do Melião, em Arcas, Sever, e o Hotel Verdeal, na sede do município. O objectivo é consolidar os "laços afectivos e culturais entre os turistas e o Porto e Norte" e minimizar o impacto da sazonalidade.

Guimarães e Montalegre foram os primeiros (8 e 9 de Janeiro) apresentando propostas como bacalhau com broa ou cozido à Barrosã.

Em Moimenta da Beira o menu é rico: à entrada, enchidos, queijos, papas de milho com moira e feijão com couve troncha; a sopa, “Mimos da Salgadeira”; e o prato principal, marrã de S. Francisco. A ementa fecha com as papas de milho doce como sobremesa. Vinhos e espumantes Terras do Demo acompanharão a refeição.

A Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal apresentou a iniciativa no dia 4 de Janeiro, no Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães, onde além da apresentação do programa e brochura do evento, houve ainda provas de vinhos e um live cooking a cargo dos Chefs Vinagre e Álvaro Costa, que teve por base os produtos regionais do Porto e Norte de Portugal, com o objectivo de divulgar a vertente contemporânea dos pratos típicos da região, sob o nome "inovar na tradição", diz uma nota da entidade.

Fonte: CM Moimenta da Beira

Sem comentários: