sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

«Protecção Civil» - Correntes para a Neve entregues às Forças e Serviços de Segurança

Os Governadores Civis de Viseu e Lisboa, Miguel Ginestal e António Galamba, juntamente com o Presidente do ACP – Automóvel Clube de Portugal, Carlos Barbosa, entregaram na passada terça-feira, Kits de Correntes de Neve às Forças de Segurança do Distrito de Viseu, num esforço comum para ajustar os equipamentos das forças de segurança e da protecção civil às inconstâncias meteorológicas. Nesta cerimónia foram contemplados a GNR, a PSP, os GIPS e o SEF.

Numa segunda fase, ainda durante o primeiro trimestre de 2011, serão distribuídos 7 Kits para cada uma das 33 corporações de Bombeiros do Distrito.

O Governador Civil de Viseu, Miguel Ginestal, solicitou a colaboração do Governador Civil de Lisboa e do Presidente do ACP para poder dar resposta a uma necessidade que tem surgido nos últimos anos, que se prende com o isolamento de populações devido a fortes nevões.

Nos últimos anos os episódios de queda de neve abundante tem vindo a ganhar uma regularidade e uma cadência que exige que as forças de segurança e a protecção civil estejam devidamente equipadas para circular em segurança e para chegarem rapidamente junto das pessoas que se encontram isoladas pela neve, ou pelo gelo.

No inverno de 2008/2009 verificaram-se grandes nevões a 30 de Novembro, 14 de Dezembro, 23 e 30 de Janeiro, 3 e 5 de Fevereiro e ainda a 10 e 16 de Abril.

No inverno de 2009/2010, em 28 de Novembro, 15, 22, 25 e 31 de Dezembro, 10 de Janeiro e 15 de Fevereiro.

E no Inverno em curso, entre 29 de Novembro e 5 de Dezembro, a Protecção Civil registou 240 ocorrências e entre 20 e 25 de Dezembro, registou mais 6 ocorrências.

Existe um padrão de ocorrências de neve em 15 dos 24 municípios do Distrito de Viseu: Armamar; Castro Daire, Cinfães, Lamego, Moimenta da Beira, Penedono, Resende, Sernancelhe, Tabuaço, Tarouca, Vila Nova de Paiva, Oliveira de Frades, São Pedro do Sul, Tondela e Vouzela.

Os nevões têm provocado o Isolamento de povoações situadas geograficamente a cotas superiores aos 750 metros, na Serra do Montemuro e na Serra do Caramulo, onde habitualmente vivem muitos idosos, que necessitam de cuidados médicos. É também habitual encerrar escolas por precaução.

Também a circulação automóvel é muito afectada em várias vias, nomeadamente na A24 entre o Nó de Castro Daire e o Nó de Lamego, A25 entre o Nó de Viseu Norte-Serra do Caramulo- Nó de Oliveira de Frades, EN 230 entre Caramulo e Águeda, EN321 entre Castro Daire e Cinfães, EN2 entre Castro Daire e Bigorne, EN 323 entre Vila Nova de Paiva e Moimenta da Beira, Na EN 225 entre Vila Nova de Paiva e Castro Daire, EN 329 entre Vila Nova de Paiva e Tarouca, EN 226 entre Moimenta da Beira, Sernancelhe e Penedono, e na EM 553 entre Resende e Feirão, para além de muitas outras estradas municipais.

Aumento de verba disponível dos Fundos do QREN permitirá, entre outras coisas, adquirir lâminas para limpar a neve das vias.

O Governador aproveitou ainda para comunicar que participou numa reunião conjunta com o Presidente da CCDRC e a responsável dos fundos comunitários do PO Centro, os Governadores Civis, os CODIS e os Presidentes das Federações Distritais de Bombeiros da Região Centro, para ultimar as candidaturas ao PO Centro para a aquisição de viaturas para os bombeiros e para o combate ao risco de isolamento devido a neve.

Na candidatura para aquisição de viaturas, verificou-se um aumento da verba inicialmente prevista de 6 milhões de Euros para 9 milhões, o que significa um reforço de 50% do montante de fundos do QREN à disposição das corporações de bombeiros da região centro para renovar a frota de viaturas, seguindo as prioridades estabelecidas pela ANPC. No caso de Viseu, de uma verba inicial de cerca de 870 mil Euros foi assim reforçada em 50%, passando agora para uma verba na ordem de 1 milhão e trezentos mil euros, destinada apenas às corporações (21) abrangidas pela CCDRC. Este montante corresponde a 70% do investimento previsto sendo os restantes 30% assegurados pelo promotor da candidatura. O que significa uma verba global de investimento de aproximadamente 1 milhão e 700 mil euros. As corporações a Norte (12) poderão candidatar-se ao PONorte, em condições que estão igualmente a ser preparadas, estando nesta fase, prevista uma verba global de 5 milhões de euros.

A segunda novidade da reunião com CCDRC é a que diz respeito á autonomização da verba FEDER destinada ao combate ao risco de isolamento devido a neve. Já se sabia da afectação de uma verba de 200 mil euros para o Centro de Neve da Guarda, mas esta verba foi por proposta do Governador Civil de Viseu reforçada em mais 100 mil euros, para permitir a aquisição de Kits ligeiros para a neve (Lâminas e espalhador de sal), com custo estimado em 20 mil euros cada, e que assim permitirá resolver as situações de isolamento das povoações acima dos 750 metros, no Caramulo, Gralheira, Montemuro e Serra da Nave/Leomil. Procurar-se-ão envolver várias corporações de bombeiros, respectivas Câmaras Municipais e o Governo Civil de Viseu, numa parceria que permita que estes equipamentos possam estar a cada momento onde efectivamente são necessários.

Fonte: ViseuMais

Sem comentários: