quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

«Tradição» - Festas de Santo Antão reabilitam

Mais de duas décadas depois de inactividade, a bênção do gado volta a ser reabilitada nas Festas de Santo Antão, que se realizam este fim-de-semana de 15 e 16 de Janeiro, em Peva, Moimenta da Beira.

A tradição terá lugar no fim da eucaristia de domingo, cerca do meio-dia, na capela do Santuário de Santo Antão. E depois de benzido, o gado será levado a dar três voltas ao templo, cumprindo outro ritual que também já estava em desuso. Tal como a “pega” ou a “marrada” dos animais, que acontecerá ainda no domingo, mas à tarde.

“O povo reviverá novamente todas estas tradições”, afirma o pároco da freguesia, Paulo Esteves, esperançado que as condições climatéricas ajudem a festa.

Ainda ao fim da tarde de domingo, haverá outro momento alto dos festejos: a “Cagadela da Vaca”. É simples: o adro da capela será marcado aos quadrados e o povo apostará num deles. O quadrado onde a vaca defecar tem prémio: um cordeiro. Será hilariante, garantem os elementos da comissão organizadora.

As Festas de Santo Antão têm início na tarde de sábado (14 horas), com um torneio de sueca. À noite, cerca das 23 horas, uma salva de morteiros.

No domingo, às 8 horas, o dia começa com novo lançamento de morteiros e, meia hora depois, início das romagens ao santuário com oferendas. Às 11 horas, eucaristia solenizada e, ao meio-dia, procissão à igreja matriz. À tarde (14h30), realização do leilão das oferendas e, a fechar, às 17h30, entrega dos prémios do torneio de sueca.

É uma comissão do povo que organiza os festejos, com apoio da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, da Junta de Freguesia de Peva e da associação Terras de Aquilino Ribeiro – Baldios.

Fonte: CM Moimenta da Beira

Sem comentários: