segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

«Tradição» - Queima do Velho cumpre tradição

E à meia-noite foi lançado ao fogo. Incinerado em minutos, para gáudio do povo. O ritual pagão da Queima do Velho foi cumprido à risca: cortejo fúnebre com o velho no esquife, o falso padre e as luminárias de palha, música a preceito a ditar o ritmo e as carpideiras da ordem num berreiro pelo lusco-fusco fora. O fogo de artifício, esse estalou mal as doze badaladas findaram do relógio da torre da vetusta igreja matriz de Moimenta da Beira.

A noite esteve amena, ajudou à festa, e o povo viu passar o cortejo, aplaudiu e ‘insultou’ o velho das janelas e das varandas. O cortejo foi engrossando ao longo do percurso, por ruas e ruelas da vila. E várias centenas de pessoas assistiram à queima.

Quando o velho chegou, a rasar a meia-noite, já o cepo ardia há horas no adro da Fonte de S. João. Chegou e deu três voltas em redor da fonte. Cumprido o cerimonial, foi lançado às chamas e cremado sem dó nem piedade. Tudo no meio de uma festa pagã, sátira, que ‘matou’ a ano velho e inaugurou o ano novo. A tradição há-de repetir-se no fim de 2011, garante a autarquia.

Fonte: CM Moimenta da Beira

Sem comentários: