quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Clube Desportivo de Caça e Pesca de Moimenta da Beira - Montaria ao Javali

Após algumas épocas em que apenas se realizaram pequenos ganchos, este ano a Direcção do Clube Desportivo de Caça e Pesca de Moimenta da Beira, como entidade gestora da Zona de Caça Associativa de S.Miguel, decidiu levar a efeito uma Montaria aos Javalis.

Todos nós (caçadores) sabemos da real qualidade que possui aquele monte, quanto à qualidade e quantidade de javalis existentes.

Na nossa região será proventura a mancha com melhores qualidades para a sobrevivência desta espécie ginegética, que cada vez tem mais adeptos incondicionais.

LOCAL: Encostas de Nagosa, Cabaços e Fornos.
DATA: 05 de Fevereiro de 2011
ORGANIZAÇÃO: Clube Desportivo de Caça e Pesca de Moimenta da Beira (ZCA S. Miguel)
DIRECTOR DE MONTARIA: Dr. José Agostinho Gomes Correia
PORTAS: 96
MATILHAS: 6
RESULTADO: 6 javalis cobrados


Depois de um pequeno-almoço bem servido, e durante o qual existiram conversas entre os monteiros presentes sobre as expectativas desta montaria, foi efectuado o sorteio, seguido de uma pequena palestra onde foram oradores o representante do Clube de Caça e Pesca, que deu algumas indicações sobre a mancha a montear, falando de seguida o Sr. Presidente da Câmara que deu as boas vindas a todos os presentes, e por último o Director de Montaria que falou essencialmente da segurança que deve rodear este tipo de exercicio de caça. Foram ainda relembrados todos os monteiros já falecidos com a oração de um Pai Nosso.

A saída das armadas decorreu sobre normalidade absoluta (muito bem identificados os postos) o que por vezes não acontece em outras organizações.

Suado o foguete de morteiro a anunciar o incio da montaria, ouviram-se os primeiros latidos dos cães e os primeiros tiros.

Como fora previsto pela organização, a mancha estava recheada de javalis. Só que a pontaria de alguns monteiros não foi a melhor. Houve monteiros a disparar a 3 javalis!!!!!

Imagine-se, houve monteiros que ao chegar à sua porta tinham lá 3 javalis à sua espera!!!!!!!!!!!!!

Mas, como sempre ainda se vêem alguns caçadores a não respeitarem a montaria até ao seu fim. Houve porcos a passar em portas que tinham sido abandonadas!!!!! Foi pena. ( um dos reparos a fazer e a tentar erradicar das montarias)

Eram já 15:30 quando suou o foguete de morteiro a anunciar o fim da montaria.

A recolha das armadas foi muito eficiente.

De regresso a Moimenta da Beira, mais propriamente ao campo de tiro e há medida que as armadas chegavam o quadro de caça ía sendo composto que no final deu 6 javalis, sendo duas javalinas de excelente porte.

De seguida fomos presenteados com o almoço onde figurava uma bela feijoada de excelente qualidade, sendo de imediato efectuado o leilão das reses.

No final ouve ainda tempo para um salutar convívio entre matilheiros, monteiros e população local.

Como notas finais: boa organização, excelente mancha, pequeno-almoço e almoço de boa qualidade e um quadro de caça que podia ser bem melhor não fosse a fraca pontaria demonstrada pelo nº tiros efectuados.

Sem dúvida que para o ano que vem, a Direcção do Clube bem como outras entidades, devem colocar a disposição todo o seu saber e empenho na realização de mais uma montaria.








(Cliquem nas imagens para ver com maior resolução)

Autoria do Texto e das Fotos: Nuno Requeijo 

2 comentários:

Anónimo disse...

para fazer o s.joão não tem tempo mas para isto.....

Anónimo disse...

peçam ao actual presidente!!