domingo, 6 de fevereiro de 2011

«Cultura» - RTP N começa a emitir documentários biográficos de escritores durienses a partir do próximo Domingo [HOJE 06-02-2011]

A partir do próximo dia 6 de Fevereiro (Domingo) [HOJE], pelas 20.00h, a RTPN dá início à emissão dos documentários incluídos no projecto “O Douro nos Caminhos da Literatura”, promovido pela Direcção Regional de Cultura do Norte. O primeiro documentário a ser exibido é dedicado a Miguel Torga.

Para esta rubrica da RTP N estão já preparados outros filmes sobre João de Araújo Correia, Trindade Coelho, Guerra Junqueiro, Miguel Torga, Domingos Monteiro, Aquilino Ribeiro e João Pina de Morais.

O projecto tem como objectivo de fundo a promoção e a divulgação da vida e da obra de alguns escritores que de uma forma ou outra incluíram o Douro na sua criação literária.

Esta iniciativa que congrega num mesmo projecto a Direcção regional de Cultura do Norte, a RTP Norte e os municípios de Mesão Frio, Peso da Régua, Lamego, Sabrosa, Sernancelhe, Moimenta da Beira, Tabuaço, Mogadouro e Freixo de Espada à Cinta, e pretende ser um meio de difusão das potencialidades paisagísticas inerentes ao destino da paisagem vinhateira do Douro (Paisagem Cultural Evolutiva e Viva) que cada vez mais se solidifica como um produto turístico de elevada qualidade.

Neste projecto, o Douro é mostrado com o olhar e a sensibilidade de sete escritores de grande representatividade da literatura contemporânea portuguesa produzida ao longo de um espaço temporal situado entre meados do século XIX os finais do século XX.

A partir do próximo dia 6 de Fevereiro, os programas serão emitidos na RTP N às 20.00h de Domingo, tendo duas repetições posteriores, a primeira às 13,00h da Terça-feira seguinte e a segunda às 3,00h da madrugada de Quarta-feira para Quinta-feira.

Vídeo de divulgação do projecto extraído do YouTube.

Fonte: noticiasdonordeste

Sem comentários: