quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

«Protecção Civil (Distrito Viseu)» - Bombeiros de Viseu alertam para redução substancial de meios

Para estes bombeiros, o corte de 30 por cento nos meios terrestres aliado a uma quebra de 50 por cento nos meios aéreos pode colocar muitos problemas ao combate aos incêndios.

(Para ouvir a reportagem da TSF clique AQUI)
O presidente da Federação de Bombeiros de Viseu estima que os meios terrestres de combate aos incêndios no distrito vão sofrer um corte de 30 por cento, uma descida que pode ser grave até porque já se sabe que os meios aéreos foram cortados para metade.

«Penso que estamos aqui a dar uma machadada muito substancial no que é o dispositivo de combate a incêndios florestais quer na visão da prevenção quer na visão do combate», considerou Rebelo Marinho.

Para este especialista, que chamou à atenção para a combinação perigosa destas reduções de meios, «a manterem-se estes cortes substanciais naturalmente que os principais penalizados são os bombeiros, que actuam sempre no fim da linha».

Para os bombeiros, esta redução de meios coloca em causa o ataque inicial aos incêndios nascentes, bem como a resposta necessária aos grandes incêndios que assolaram o distrito de Viseu em 2010.

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, que se reúne na quinta-feira com o Governo, subscreve inteiramente esta opinião e diz que mesmo que esta redução pode colocar em causa todo o trabalho de prevenção feito em anos anteriores.

«Se se repetirem as condições meteorológicas ocorridas este ano, perante a expectativa de meios, poderemos ter, no território do Continente, algumas situações muito complicadas», lembrou Duarte Caldeira.

À TSF, este dirigente da Liga, que frisou a preocupação que sente para com esta situação, diz que se «corre o risco de recuar no tempo e desperdiçar a evolução que se verificou ao longo dos últimos anos na globalidade do dispositivo de combate».

Contactado pela TSF, o secretário de Estado da Protecção Civil, com quem Duarte Caldeira se reúne na quinta-feira, disse ser prematuro pronunciar-se sobre esta questão.
Vasco Franco adiantou apenas que está a fazer todos os esforços para reunir os meios necessários para o combate aos incêndios e que vai falar sobre este assunto nas próximas semanas.

Fonte: TSF

(clique na imagem para ampliar)
Fonte: BombeirosParaSempre

4 comentários:

Anónimo disse...

A protecção civil é essencialmente para atribuir tachos!!! Se acabassem com essa palhaçada hoje já era tarde.

Anónimo disse...

Estás a generalizar algumas notícias num bolo enorme.

Se achas que é assim porque solicitas auxilio à protecção civil quando precisas? Olha se acaba a protecção civil a quem vais pedir ajuda depois? Ao futebol? Tem juizinho e pensa antes de escrever.
Tem cuidado pois quando menos esperas...a 'palhaçada' da protecção civil pode ser-te MUITO útil.

Não englobes tudo no mesmo bolo, faz esse favor a ti próprio.

Anónimo disse...

Os Bombeiros voluntários sempre estiveram à altura. Esses sim, muito muito mérito! O resto é Jipes, espetaculo e pouco mais...

Anónimo disse...

Sim...jipes concordo!!!! è como na Camara de Moimenta...andam em jipes branco a passear e a estorvar quem trabalha e essencialmente a mostrarem-se...vao mas é fazer algo de útil!