quinta-feira, 10 de março de 2011

DE VEZ EM QUANDO !



O Discurso é uma Arma...

por António Bondoso a quinta-feira, 10 de Março de 2011 às 2:10

As palavras matam. E podem assassinar um regime. Um discurso pode ser uma arma que, mal analisada, mal interpretada, mal utilizada - pode dar um rumo às situações, muito diferente daquele imaginado. E o discurso de posse do PR , se não for rápida e eficazmente explicado, pode permitir "colagens" e aproveitamentos nada agradáveis para o presente e futuro próximo deste país agonizante. Omissões no diagnóstico, propositadas ou não; pouca clareza na prescrição dos remédios , não demonstra coragem. É ficar a meio do medo ! Quando fala em consenso alargado, por que razão não diz claramente que - na sua perspectiva - a melhor e imediata solução é o que se pode chamar de "governo de salvação nacional" !?

Apenas pelo simples facto de pensar que o Governo vai morrer de morte natural. Ou então... agonizar por influência da alta finança. E aí, os responsáveis serão outros. Desde logo o Governo e quem o apoia e, depois, o Fundo Europeu de Estabilidade ... antes do FMI. É isto que está a marcar a agenda política portuguesa, sabendo-se que as sondagens não permitem - ainda - uma solução de partido único do PSD.

Nem este partido nem o PR estão interessados em arcar com o ónus da queda deste governo Sócrates. Tem sido mau em muitos aspectos, mas tem resistido - à sua medida e à custa dos que menos podem - à maior crise internacional desde a II Guerra Mundial.

Evitar imediatos efeitos secundários que darão à nossa crise uma dimensão fora do comum - seria, por exemplo, o BE desisitir da sua Moção de Censura. Ou então, o PS e o Governo apresentarem rapidamente uma moção de confiança. Ou ainda... o Governo demitir-se !

E as consequências do que eventualmente poderá acontecer no dia 12, seriam muito menores. Cá estaremos para ver.

Não sei se os "brandos costumes" poderão ser suficientes para impedir uma explosão maior do que a da Grécia.

E que não se caia na tentação de enviar para as ruas o Corpo de Intervenção - da PSP ou da GNR. Apesar das achas para a fogueira já lançadas, não se junte maior irresponsabilidade àquela já colocada na panela de pressão.

E que haja alguém que consiga "enquadrar" os jovens e não permita que eles possam ser instrumentalizados - uma tentação a que muitos não vão conseguir resistir. A manifestação é um direito e pacífica deve ser !

Sem comentários: