quarta-feira, 9 de março de 2011

«Emprego & Economia» - Insercol suspende investimento milionário por falta de pessoal para trabalhar

A Insercol, empresa do ramo da metalomecânica, com sede em Moimenta da Beira, distrito de Viseu, tem suspenso um investimento superior a 1,5 milhões de euros, porque não consegue encontrar pessoal para trabalhar.

“Crise” é palavra que João Guedes, sócio-gerente da Insercol, não aceita de bom grado, porque “trabalho não falta”, o que falta, segundo este empreendedor, “é gente para trabalhar”.

A Insercol é uma empresa de referência na área da metalomecânica, que se especializou no fornecimento de projetos, fabrico e entrega de estruturas e coberturas em aço com destaque para as de grande dimensão, de onde obtém um volume de negócios médio superior a quatro milhões de euros. Apesar do panorama de dificuldades na economia nacional, João Guedes e Luís Guedes, que gerem esta empresa criada em 1991, veem a faturação a subir, tendo no ano passado registado um crescimento de 30 por cento no volume de negócios e aumentado em mais de 20 por cento os recursos humanos.

João Guedes quer investir “pelo menos” 1,5 milhões de euros em tecnologia de ponta e não sabe como fazê-lo, por não encontrar disponível mão de obra que permita a garantia da rentabilidade do investimento, embora sublinhe que o alargamento das instalações está em curso.

“Quando me dizem que Portugal vive momentos dramáticos com um desemprego medonho, fico intrigado porque quem me dera ter gente para trabalhar e não encontro, mesmo pagando ordenados que, em média, ultrapassam os 1.100 euros”, lamenta João Guedes. Para ultrapassar este problema “de forma parcial”, João e Luís Guedes recorrem a subcontratações nas regiões do litoral, como Porto ou Aveiro. Dos funcionários que tem na sua fábrica, com mais de 80 mil metros quadrados, em Moimenta da Beira, 50 por cento são oriundos de fora da região.

Fonte: asbeiras.pt

Sem comentários: