sexta-feira, 20 de maio de 2011

«Literatura» - Moimenta em romance histórico

José Marques Vidal foi juiz em Moimenta da Beira, nos anos 60, e treinador do CDR, de boa memória. O clube de futebol conquistou nesse tempo (1964) a Taça Bandarra, numa disputadíssima final com a formação de Trancoso.

Depois, Marques Vidal chegou a Juiz conselheiro do Supremo Tribunal Administrativo, ocupando ainda, entre outros, os cargos de vice-procurador geral da República, secretário-geral do Ministério da Justiça, director-geral da Justiça e da Polícia Judiciária.

Tem obra publicada, o último livro, “A Paixão de Araci”, é um romance histórico que tem uma personagem de Moimenta da Beira: o “Manelzinho”, capitão-mor de Moimenta da Beira. O enredo tem como pano de fundo a terceira invasão napoleónica e a acção nela desempenhada pelas milícias portuguesas, onde os caminhos de Daniel e João do Préstimo se cruzam com os de Manelzinho, o tal capitão-mor de Moimenta.

José Marques Vidal nasceu em Lamas do Vouga, Águeda, em Outubro de 1930 e é licenciado em Direito.

Foi agraciado com o grau de Grande Oficial da Ordem Militar de Cristo.

A par da carreira de magistrado, sempre dedicou muito do seu tempo a outra grande paixão: a caça.

Prova disso é o livro “Estórias Bem Caçadas”, publicado em 2002 também com a Oficina do Livro.

É autor de obras de carácter jurídico e de livros em que a ficção e a realidade se cruzam, como “Real República Prá-Kis-Tão – Memórias de Coimbra”, “Casos de Tribunal”, “Da Rosa com Amor”. “O Amor em Armas foi o seu primeiro romance”.

Fonte: ViseuMais.com

Sem comentários: