sexta-feira, 27 de maio de 2011

«Região» - Associação para dinamizar centros históricos

Os municípios do Norte do País reuniram-se em Murça para discutir a criação da Associação dos Municípios com os centros históricos mais belos. Este encontro contou com a presença de Fiorello Primo, presidente da Associação “I Borghi Più Belli d`Itália” e vice-presidente da Rede Internacional das Terras Bonitas da Europa.
 
Nesta reunião já foi constituído um grupo de trabalho que elaborará uma “carta de qualidade” e integrar uma rede nacional a dinamizar e a constituir, interligando-a com a rede internacional das terras bonitas da Europa. O objectivo é potencializar a divulgação real através de meios tecnológicos de pequenos municípios, com características histórico patrimoniais específicas e comuns, num conjunto de 78 critérios bem definidos.
 
Neste primeiro encontro, para além do município anfitrião, marcaram, ainda, presença as autarquias de Miranda do Douro, Vimioso, Freixo de Espada à Cinta, Vila Nova de Foz Côa, Montalegre, Carrazeda de Ansiães, Tabuaço, Moimenta da Beira, Resende, Baião, Amarante, Ponte da Barca, Mondim de Basto, Mesão Frio e Murça.

Municípios com centros históricos dignos de visita promovem património além fronteiras

Para o presidente da Câmara Municipal de Murça, João Teixeira, este desafio lançado a aos municípios com características comuns surgiu com o intuito “de promover a grande herança da história, das artes, da cultura, do meio ambiente e da natureza entre o conjunto de localidades europeias pertencentes a esta rede internacional e as povoações portuguesas representadas na reunião”.
João Teixeira afirma que ficou sensibilizado com o convite lançado, no ano passado, pela organização europeia e considera que “este tipo de agregações permitem valorizar o concelho”. O autarca salientou, ainda, que a existência deste tipo de associações europeias contribui, significativamente, para a promoção turística.
 
Já o presidente da Associação «I Borghi più belli d`Itália», Fiorello Primi, garantiu que “não é proposto o paraíso na terra, mas que mais e mais pessoas a regressem para viver nas pequenas localidades e que os visitantes saibam o que podem encontrar nestes municípios”.
 
O grupo de trabalho português é constituído por cinco elementos, os autarcas de Murça, Miranda do Douro, Tabuaço, Resende e Ponte da Barca, que têm a responsabilidade de, nesta fase inicial, estudar e adaptar os estatutos existentes à realidade portuguesa.
 
A próxima reunião já ficou agendada para o dia 8 de Junho, em Ponte da Barca.

Fonte: jornalnordeste.com

Sem comentários: