sábado, 30 de julho de 2011

«Ambiente» - UE financia projetos portugueses de proteção do ambiente

A preservação da Mata do Bussaco e das florestas de amieiros no rio Paiva e ribeira do Torgal vai ser financiada pela União Europeia no âmbito de projetos apresentados ao Programa LIFE+, fundo da Comissão Europeia a favor do ambiente, Estes três projetos encontram-se entre os 183 que irão receber um investimento total de 530 milhões de euros, dos quais 244 milhões serão financiados pela UE.

O projeto BRIGHT apresentado pela Fundação Mata do Buçaco visa controlar e erradicar as espécies exóticas invasoras que ameaçam a biodiversidade naquela mata. O projeto da Fundação vai receber cerca de três milhões de euros e tem também como objetivo a recuperação de habitats locais através de um conjunto de ações de conservação.

O projeto apresentado pela Quercus-Associação Nacional da Conservação da Natureza para o rio Paiva, em Moimenta da Beira, e ribeira do Torgal, em Odemira irá contar com um financiamento da UE de 500 mil euros. As verbas destinam-se à conservação das florestas aluviais de amieiros de forma a aumentar o crescimento populacional de três espécies de libélulas. “Melhorar o estado de conservação de duas espécies de mexilhão-de-rio" é outro dos objetivos.

A Comissão recebeu 748 candidaturas ao Programa LIFE + na sequência do último convite à apresentação de propostas que terminou em setembro de 2010. O LIFE+ é o instrumento financeiro europeu para o ambiente, com um orçamento total de 2143 milhões de euros para o período de 2007-2013. A Comissão lança um convite à apresentação de propostas LIFE+ por ano. 

Fonte: NovaGuarda

Sem comentários: