quinta-feira, 27 de outubro de 2011

«Gastronomia» - Douro dá a provar o sabor autêntico da gastronomia regional a preços mais acessíveis

Quase quarenta restaurantes e adegas típicas participam no III Festival de Gastronomia do Douro, que decorre entre amanhã, 28 de Outubro, e 11 de Dezembro. Com preços abaixo dos valores da carta, e a oferta de iguarias, cada restaurante propõe um “Menu D´Ouro”: uma sugestão da casa para dar a conhecer as tradições culinárias mais genuínas, ou com um toque mais contemporâneo.

Durante o festival, há ainda lugar para palestras, demostrações de cozinha, jantares especiais, de caça, entre outras experiências gastronómicas que revelam os paladares e aromas únicos dos produtos regionais e da cozinha duriense: como, por exemplo, é o caso de moelas na brasa, para entrada; costeletas de cordeirinho, trutas do Varosa em molho especial Filomena Matias, ou lâminas de bacalhau em tempura de mel e compota de cebola roxa com vinho do Porto, de prato principal; e, para sobremesa, arroz doce com mel, leite-creme, ou uma espetada de marmelada de castanhas, gelatina de maçã e azeitonas doces, entre outras opções.

Esta terceira edição estende-se aos 19 municípios abrangidos pela zona de intervenção da Turismo do Douro. Para dar a conhecer a gama de opções da região, o evento agrupa-se segundo as características gastronómicas mais típicas: começa, de 28 de Outubro a 1 de Novembro, com “Sabores e Aromas do Douro”, em Lamego, Vila Real Tarouca, Peso da Régua, Armamar, Tabuaço e Mesão Frio.

O festival continua “Pelas Terras da Castanha”, em Moimenta da Beira, Penedono, Sernancelhe e S. João da Pesqueira, de 10 a 13 de Novembro. Os “Sabores do Douro Superior” podem ser degustados de 30 de Novembro a 4 de Dezembro, em Carrazeda de Ansiães, Torre de Moncorvo, Freixo de Espada à Cinta e Vila Nova de Foz Côa. E, finalmente, de 7 a 11 de Dezembro, a proposta é conhecer os “Paladares nas Terras de Torga”, em Vila Real, Santa Marta de Penaguião, Sabrosa, Alijó e Murça.

O festival pretende desta forma contribuir para consolidar o produto estratégico “Gastronomia e Vinho” no destino Douro e motivar a visita em época baixa, levando mais pessoas aos restaurantes aderentes.

É uma actividade enquadrada nos Eventos Regionais, que mobiliza várias entidades –organização da Turismo do Douro e da Associação Empresarial HTDouro e da EHTD-Lamego, o apoio do Turismo de Portugal, IP, do município de Lamego e da empresa Raposeira, e a colaboração da Escola Superior de Turismo e Gestão de Lamego. O 3º Festival de Gastronomia do Douro está apoiado pelo programa da “Douro Emoções” das três cidades, Lamego, Vila Real e Peso da Régua e pelo Turismo de Portugal.

Fonte: Averdade.com

Sem comentários: