quinta-feira, 20 de outubro de 2011

«Produtos Concelhios» - Portugal quer conquistar mais mercados para a maçã

(Artigo de um site Brasileiro)

Empresários portugueses que expõem na Fruit Attraction apostam na variedade bravo de esmolfe

Portugal está participando da terceira edição da Fruit Attraction com safras provenientes de vinte propriedades agrícolas e variedades como tomates, kiwi, ameixas e romãs, mas o que está despertando o interesse dos compradores internacionais é a maçã bravo de esmolfe. A variedade, conforme define o empresário português José Diogo Albuquerque, diretor da associação de produtores Portugal Fresh, “é uma das melhores maçãs do mundo”.

Nesta quinta-feira (20/10), quem visitou a Fruit Attraction foi o secretário nacional de Agricultura da Espanha, Josep Puxeu. No estande português, Puxeu cheirou e mordeu a bravo de esmolfe e disparou: “És bueníssima” e degustou a fruta com os olhos fechados. Por agradar tanto quem experimenta as maçãs, os produtores portugueses afirmaram que “querem sair da casca” e intensificar a produção de frutas e legumes no país.

Antonio Tojal, diretor da empresa Moimenta da Beira, explica que a maçã bravo do esmolfe é produzida a uma altitude de 700 metros e que suas características de cor, textura e sabor adocicado são trunfos que a fruta tem para expandir o crescimento. “Já temos provas científicas de que esta maçã tem mais antioxidantes do que as outras variedades, mas há outros benefícios dela sendo estudados, em parceria com a Universidade do Porto”, afirma o produtor.

Os portugueses querem repetir na fruticultura o sucesso que tiveram com a produção de vinhos. “Nossas maçãs são produzidas sob a influência do Atlântico e a proximidade com o Mediterrâneo proporciona um sabor diferente”, diz Albuquerque.

Juntas, as vinte empresas portuguesas foram responsáveis por movimentar em 2010 cerca de 300 milhões de euros e, em 2011, estimam fechar o balanço de exportações dos setores de frutas e hortaliças em 800 milhões de euros. Atualmente, é a Inglaterra o país que mais importa as maçãs bravo de esmolfe.

Portugal também é o principal exportador de ameixas e kiwi para a Espanha. Os portugueses afirmam que em 2012 irão intensificar as relações comerciais com o Brasil e a China. Para o Brasil, eles querem vender ameixas e para a China, tomates.

Fonte: revistagloborural.globo.com

Sem comentários: