segunda-feira, 31 de outubro de 2011

«Região» - Deputados socialistas questionam Governo sobre construção de variante alternativa à EN229

Os deputados do PS eleitos por Viseu questionaram o ministro da Economia sobre a construção da nova ligação rodoviária entre Sátão e Viseu, uma variante alternativa à EN229 (estrada nacional), cujo processo o Governo anterior deixou em curso.

Numa pergunta hoje divulgada, Acácio Pinto, José Junqueiro e Elza Pais lembram que, “face ao elevado fluxo de veículos que diariamente circulam na EN299, nomeadamente entre Viseu e Sátão, o Governo anterior decidiu requalificar a atual estrada nacional e avançar para a construção de uma nova via de ligação” entre estes dois concelhos.
“Esta nova via é tanto mais necessária quanto se sabe que a atual EN229 já não oferece uma acessibilidade segura e eficiente, face ao intenso tráfego”, sublinham.

A EN229 é muito usada por pessoas dos concelhos do Sátão, Vila Nova de Paiva, Tarouca, Sernancelhe, Moimenta da Beira, Penedono, Tabuaço e S. João da Pesqueira, no distrito de Viseu, e Aguiar da Beira e Trancoso, no distrito da Guarda, quer nas deslocações para a cidade de Viseu, quer como acesso às autoestradas A24 e A25.

Os socialistas realçam que esta variante tem sido considerada uma prioridade pelas autarquias, juntas de freguesia e também por deputados de todos os partidos eleitos por Viseu, que, “na legislatura anterior, fizeram desta questão uma opção central”, nomeadamente Almeida Henriques, hoje secretário de Estado Adjunto da Economia e do Desenvolvimento Regional.

Lembrando que, ainda em agosto, numa visita à vila do Sátão, Almeida Henriques considerou ser fundamental para o desenvolvimento do concelho e do distrito que a ligação fosse feita, os socialistas questionam qual o cronograma de execução da nova estrada.

Em fevereiro deste ano, o então secretário de Estado da Administração Local, José Junqueiro, anunciou que o projeto para a construção da ligação entre Viseu e Sátão, alternativa à EN229, já estava concluído.
“Neste momento, o novo corredor tem o projeto concluído e foi para avaliação de impacto ambiental”, disse na altura aos jornalistas.

Em março de 2009, o então secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos, tinha-se deslocado ao Sátão para homologar a assinatura do contrato da obra de beneficiação da EN229, orçada em 5,4 milhões de euros, e também do estudo prévio da futura variante, com um custo estimado em 15 milhões de euros.

Nessa ocasião, Paulo Campos estimou que o estudo prévio da nova variante estivesse pronto no último trimestre de 2009 e fosse depois submetido a Estudo de Impacto Ambiental.

Fonte: cnoticias.net

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