quarta-feira, 30 de novembro de 2011

«Notícia» - V.N. Paiva: Dezenas de utentes manifestam-se por mais médicos

Dezenas de utentes concentraram-se hoje em frente ao centro de saúde de Vila Nova de Paiva, exigindo mais médicos e o alargamento do horário de funcionamento, para evitar esperas por uma consulta que chegam às seis semanas.

O protesto, organizado pelo núcleo de Vila Nova de Paiva da Comissão de Utentes dos Serviços Públicos de Saúde do Distrito de Viseu, visa exigir o aumento de três para quatro o número de médicos, o que permitiria passar de mais de 2.000 pessoas por médico de família para 1.500.

O presidente da Câmara de Vila Nova de Paiva, José Morgado (PS), que se juntou ao protesto, disse à Agência Lusa que o fez para “deixar claro que os cortes no orçamento são cortes em questões essenciais para a vida, já por si difícil, de muita gente, especialmente no interior do país”.

Segundo o autarca, “este centro de saúde, tal como está a funcionar, não está a corresponder às expectativas das pessoas. Não se pode aceitar que as pessoas estejam seis semanas à espera de uma consulta. E também não se pode aceitar que estas sejam obrigadas a procurar o hospital de Viseu, a 40 quilómetros, ou Moimenta da Beira, a quase 30″.

O autarca apontou ainda o acréscimo do esforço em busca de saúde com os custos das deslocações, que, devido à escassa oferta de autocarros, impõe o pagamento de táxis para muitos utentes, num concelho com uma grande percentagem da sua população – de cerca de 5.300 habitantes – muito idosa.

Com seis mil utentes inscritos, porque abrange ainda parte dos concelhos vizinhos de Moimenta da Beira, Viseu e Castro Daire, o centro de saúde de Vila Nova de Paiva está há cerca de um ano apenas com três médicos, quando, até então, foram sempre quatro ou mais.

António Macário, da comissão de utentes, disse aos jornalistas que a seguir a este protesto popular vai ser entregue um abaixo assinado com mais de 2.000 assinaturas no Agrupamento de Centros de Saúde Dão-Lafões (ACES II), em Vouzela, exigindo a colocação de mais um médico e o alargamento d horário de funcionamento das 20:00 para as 24:00.

Segundo este elemento da comissão de utentes, em setembro a diretora do ACES Dão-Lafões II, Mercedes Figueiredo, “não deixou qualquer garantia” sobre a colocação de mais um médico, informando apenas que há concurso, mas não há médicos que queiram ficar em Vila Nova de Paiva.

O diretor do centro de saúde de Vila Nova de Paiva escusou-se a falar aos jornalistas e a diretora do ACES Dão-Lafões II encontra-se ausente, de férias.
Fonte: cnoticias.net

Sem comentários: