terça-feira, 20 de dezembro de 2011

«Arqueologia» - Manuscrito referente ao Convento de São Francisco


Aqui ficam outros excertos da Memória dos Conventos da Congregação da Terceira Ordem composta por Fr. Vicente Salgado, alusivos nomeadamente ao Convento de São Francisco: 

 Folhas 40-46: “Antes de chegar á entrada principal deste convento, se encontra hum bello, e espacoso terreiro, dividido pela parede da Igreja, e muro da estrada. Tem em frente as Casas do Despacho da Ordem Terceira seu lar… com duas janellas grandes de peito, e no meio huma rasgada de dezaseis palmos de alto, com sua sacada… oitavada, e os balaustres de pedra clara... A’parte direita deste Terreiro, junto às Casas dos Terceiros, está a maravilhosa Fonte… (ver imagem). Hoje está aquella simples, e reduzida Fonte, levantada a hum, bem digno chafariz, de risco moderno, com tres bicas de bronze, e huma polida e acabada architetura… As vertentes vão introduzir se na cerca por hum cano subterraneo para os misteres ordinarios. Esta obra e muitas outras mandou fazer o memoravel Provincial Fr. Manoel de S. Jerónimo Barradas.
            Tem este convento três Dormitorios com seo claustro, e as mais officinas proporcionadas á regularidade. A Igreja he pequena; e já o benemerito Geral de Alcobaça Fr. Guilherme da Paixão, quando visitou este Mosteiro em 1587, andavão os Padres … renovando as paredes da Igreja que tinhão derrubado até ao fundamento. Passados pouco mais de sessenta annos, sendo Ministro desta Casa, o P. Fr. Antonio do Rego, foi novamente reformado este Templo, cantandose a primeira Missa nesta segunda Dedicação, dia de Nosso Padre S. Francisco do anno de 1655…
            No principio deste seculo, sahio fora o frontespicio da Igreja, vinte sinco palmos mais; formando se lhe sua Torre de cantaria, e alvenaria, com quatro sinos, hum Relogio, que segundo o tempo, se ouve na Villa de Moimenta distante huma legoa. No atrio que fica debaixo do Coro, estão dois altares asseados, com suas urnas pintadas, e tudo muito decente: he dedicado hum a santa Izabel; e o da parte do evangelho a N. P. S. Francisco. Os Povos visinhos tem grande devoção a esta romagem…
Sinco altares exornão a Igreja deste convento. O altar maior fez dedicado a N. P. S. Francisco, Titular dêsta Casa. As Imagens dos Patriarcas S. Domingos, e S. Francisco, que estão nos seos respectivos Nichos, são de vulto, modernamente feita, muito bem palpadas, de altura de nove palmos. A tribuna onde se expõe o Santissimo Sacramento he doirada, como tambem a demais talha do altar, que tem sua banqueta de prata, e outra de pão entalhada, e doirada, com bastante asseio…
            Aqui foi sepultado, e teve sua Campa, o Licenciado Antonio de Andrade do Lugar de Vilar de Fonte Arcada, que faleceo em Abril de 1625; sogeito douto, e instruído, muito amigo do convento, ao qual deixou a sua numerosa, e escolhida Livraria… aumentando com estes donativo o numero dos Autores, e das Obras áquella Bibliotheca do convento de Caria, que hoje se compõe de quatro para sinco mil volumes.
            A primeira Capella que está á face da Igreja, da parte do evangelho, he dedicada á devota e veneranda Imagem da Senhora dos Remedios, levando o Menino Jesus pela mão. He perfeitissima esta Imagem e de grande respeito, e devoção, não só dos Religiosos, mas dos fieis circumvisinhos…
            Junto a este altar se acha huma Campa com o Epitafio seguinte= Sepultura de Alvaro Saraiva, e de seos Herdeiros. Pertence este Jazigo aos Senhores da Quinta do Ribeiro, Antonio de Almeida Beltrão.
            Pegada a esta se acha outra Campa, com a Legenda seguinte= Sepultura de Adão Rebello, e de seos herdeiros 1610 (?). Parece que esta campa pertence a Caza da Adbarros, de que hoje senhor Joaquim Guedes, Fidalgo da Casa Real, e Capitão Mor do Concelho de Caria...
            Junto as grades da Igreja dentro do Cruzeiro se acha huma Campa com este Epitafio: Sepultura de João Rangel.
            Em a nave do Claustro junto ao Refeitorio se acha huma Campa com este Epitafio = Sepultura do Abbade Dionisio Teixeira Cabral, e Herdeiros. Foi Abbade na Villa da Ponte do Concelho de Cernancelhe…”

Publicado no Jornal Beirão (75.ª edição)

Autor: José Carlos Santos

Sem comentários: