sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

«Agricultura» - Lavradores contestam novas regras para seguro de colheitas

Os lavradores do Douro Sul, região que produz metade da maçã e um terço do vinho e cerejas que se consomem em Portugal, consideram que as novas regras para o seguro de colheitas, que levam a um aumento das apólices entre os 37% e os 108%, são «a certidão de óbito da lavoura». 

Os autarcas e agricultores do Douro Sul contestam as novas regras para o seguro de colheitas e querem ser ouvidos pelo Governo para alterar a portaria que entrou em vigor este mês.

António Borges, presidente da Associação de Municípios do Douro Sul, aviso que «se ninguém ouvir este nosso propósito de concertar soluções, naturalmente que terão que nos ouvir de outra e de outra maneira».
As novas regras para o seguro de colheitas reduzem para metade a comparticipação do Estado, o que pode ditar o abandono da lavoura, alertou Vítor Pereira, administrador da Cooperativa Agrícola do Távora.
«É o futuro de muitos agricultores na região. Penso que isto é fundamental quando estamos a falar numa região que tem um grande potencial produtivo, tanto na vinha como na fruta, acabando com um instrumento com a importância que tem o seguro de colheitas, estamos a pôr em causa grande parte dessa produção porque não tenho dúvidas que, pelo menos, os agricultores de menor dimensão abandonarão sem dúvida», defendeu.

Por isso, também o presidente da Câmara de Moimenta da Beira apelou ao diálogo com o Governo. Contudo, Eduardo Ferreira avisou que se os agricultores ficarem sem pão para os filhos, vai ser difícil segurar a região.

Reportagem áudio AQUI



Fonte:TSF

Sem comentários: