segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

«Divulgação» - Luta de bois nas festas de Santo Antão em Peva

Este ano em Peva os festejos de Santo Antão voltam a surpreender. A festa reinventa-se outra vez. E recupera outra tradição: a luta de bois. Três pegadas de três pares de touros prometem muita animação.
Os festejos estão marcados para este fim-de-semana, 21 e 22 de Janeiro e, no programa reaparecem a “bênção solene dos animais”, a “marrada de carneiros” e o jogo da “cagadela da vaca”, três actividades recuperadas na edição do ano passado. Com sucesso. Tudo no adro do Santuário de Santo Antão.
O cartaz abre no sábado, dia 21, pelas 8h00, com uma montaria ao javali. À tarde há torneio de sueca no salão da junta de freguesia de Peva.
No domingo, 22, é o dia grande. Começa às 8h30 com as romagens ao santuário do padroeiro com oferendas, e prossegue com a eucaristia às 11h00, seguida de procissão. Às 12h00, carneiros, ovelhas e bois juntam-se no largo empedrado do santuário para serem benzidos.
O programa da tarde contempla o “leilão das oferendas”, a “marrada de carneiros”, a “luta de bois”, e a “cagadela da vaca”. A festa termina às 17h30 com a entrega dos prémios do torneio de sueca. No recinto há sempre um bar aberto com petiscos regionais.
Os festejos de Santo Antão têm o apoio da Associação Terras de Aquilino Ribeiro- Baldios, da Junta de Freguesia de Peva e da Câmara Municipal de Moimenta da Beira. O pároco da freguesia, Paulo Esteves, acredita no sucesso da festa. “O programa é aliciante e o povo vai aderir”, garante o sacerdote.

 (Clique na imagem para ampliar)

Fonte: CM Moimenta da Beira
 

Sem comentários: