quinta-feira, 26 de abril de 2012

«25 Abril» - Ex-autarcas lembrados no 25 de Abril

O tributo aos antigos presidentes de Câmara, Assembleia Municipal e Junta de Freguesia do concelho, eleitos em democracia e ainda vivos, foi o ponto alto das comemorações do 25 de Abril promovidas pela autarquia. Uma homenagem assim nunca tinha acontecido.

No medalhão que cada um dos antigos eleitos recebeu, ficou expressa a gratidão pelo valoroso trabalho que desempenharam em prol das suas comunidades. Isso mesmo foi relevado em todos os discursos ouvidos na cerimónia. E foram muitos. “Exerceram sempre um papel insubstituível”, enfatizou em nome de todos os edis de freguesia, Felisberto Lima.

E apesar da crise que o país vive, o dia foi de festa e de preito ao Poder Local. O presidente da autarquia, José Eduardo Ferreira, fez o elogio e aproveitou para condenar o anúncio de mais medidas de austeridade, atacando ainda o projecto de extinção de freguesias. “É um erro”, sublinhou o edil. Os antigos presidentes de câmara, Manuel Ferreira Pinto, Alexandre Gomes Cardia e José Agostinho Correia comungaram do protesto. Alcides Sarmento, actual presidente da Assembleia Municipal, fez o mesmo, mas alargando o discurso com alertas para os ideais e as conquistas de Abril “que estão agora a ser postos em causa”.

José Afonso, cantor de Abril, foi outro dos homenageados. Uma comunicação de Carlos Caixas lida pelo vice-presidente do executivo, Francisco Cardia, recordou a poesia, as letras de contestação e a música do canta-autor.

O dia que assinalou os 38 anos do 25 de Abril de 1974 começou logo de manhã com um passeio de cicloturistas promovido pelo “Pedaladas, Clube de Cicloturismo de Moimenta da Beira”. Depois, prosseguiu com o içar das bandeiras ao som do hino nacional e com guarda de honra pelos Bombeiros Voluntários. Seguiu a deposição de flores no monumento ao Dia da Liberdade e a sessão de solene. As comemorações encerraram com o almoço no Centro de Dia e Bem-Estar da Paróquia de Sever. 

Fonte: CM Moimenta da Beira

Sem comentários: