domingo, 20 de maio de 2012

«Solidariedade» - Ação solidária de recolha de medula óssea em Alcobaça foi um êxito








Dadores de Alcobaça foram solidários
   A ação solidária de recolha de medula óssea a favor do professor Bruno Fonseca, realizada nos Bombeiros Voluntários de Alcobaça, no dia 19 de maio, foi um êxito. Segundo a organização, perto do fecho da ação, já tinham sido contabilizados 540 dadores, um valor muito acima da média para este tipo de ações, que ronda os 300. As recolhas de medula óssea vão continuar, estando prevista já uma ação para Leiria, no dia 29 de maio (terça-feira), na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. Seguir-se-ão Aveiro e Moimenta da Beira, terra natal de Bruno Fonseca, ambas ainda sem data marcada. 



   A iniciativa contudo, não se destinou especificamente a Bruno Fonseca, que terminou esta semana a primeira série de quimioterapia iniciando na próxima a segunda série, uma vez que só depois de terminada a quimioterapia, será feito o diagnóstico para o tratamento seguinte para combater a doença, leucemia aguda. O passo seguinte poderá passar pela transfusão de medula óssea, para a qual é necessário um dador compatível, mas só nessa altura será realizada a pesquisa à base de dados de dadores. De qualquer forma, as amostras de medula óssea ficarão solidariamente armazenadas para todos os doentes que dela precisarem. 

   

Próximas ações vão decorrer em Leiria, Aveiro
e Moimenta da Beira
    A organização admitiu que a sessão nos Bombeiros de Alcobaça já estava prevista para recolha de sangue, tendo sido aproveitada para recolher também medula óssea. Colaboraram nesta ação cinco enfermeiros voluntários e dez outros voluntários que ajudaram na logística da operação. 
Fonte: tintafresca.net

Sem comentários: