domingo, 19 de agosto de 2012

«Região» - Incêndio destrói telhado da capela da Senhora da Lapa

Um fogo ocorrido na madrugada de quinta-feira (16 Agosto), às 3.30 horas, destruiu o telhado da capela Nossa Senhora da Lapa, num dos santuários mais antigos de Sernancelhe, localizado na freguesia de Quintela.
Incêndio destrói telhado da capela da Senhora da Lapa
 


 
De acordo com o comandante dos bombeiros voluntários de Sernancelhe, Luís Sérgio, as chamas deflagraram na parte nascente do edifício.
"Ontem foi dia de festa e milhares de pessoas colocaram velas num móvel de metal que existe no interior da capela. O incêndio terá sido provocado pelo sobreaquecimento de uma instalação elétrica que estava próxima", explicou ao JN.
A estrutura que sustenta o telhado ficou completamente destruída.
Os bombeiros tiveram dificuldade em colocar os meios no terreno "por causa de uns pinocos de pedra que foram colocados à volta do santuário", referiu o comandante. Os trabalhos foram concluídos às 6:30 da manhã.
No combate às chamas, além dos bombeiros voluntários de Sernancelhe, estiveram as corporações de Penedono e Aguiar da Beira.
A capela da Lapa, que, em conjunto com o antigo colégio, onde, entre outros, estudou o escritor Aquilino Ribeiro, é parte essencial do Santuário da Lapa, assim denominado por se encontrar no topo da Serra da Lapa.
 

Incêndio destrói telhado da capela da Senhora da Lapa

 
A capela é de meados do século XVI e o colégio foi construído já no século XVII pelos jesuítas.
Uma das particularidades da capela é que foi construída deixando pedras de grandes dimensões no seu interior.
Reza a lenda que este penedio foi a estrutura que esteve na génese do atual templo, por se ter abrigado nas pedras uma "pastorinha" que encontrou, nas fendas, uma imagem da "Virgem".
Um crocodilo, que é popularmente conhecido como "o lagarto", esculpido em madeira e de grandes dimensões, pendurado no telhado e no interior da capela é uma das mais famosas atrações do Santuário da Lapa.
Esta capela encontra-se a cerca de 500 metros da nascente do Rio Vouga.
Todo o santuário sofreu uma intervenção profunda de recuperação pela câmara de Sernancelhe nos últimos anos.

Fonte: JN.PT

Sem comentários: