quarta-feira, 30 de maio de 2012

«Divulgação» - S. João 2012 - Perícia Nocturna


«Desporto» - Euro2012 (fem., Qual.) - Portugal perde com Roménia

A seleção portuguesa feminina de andebol perdeu hoje a hipótese de se qualificar para o Euro2012, ao ser derrotada pela Roménia (24-35), em encontro da quinta jornada do Grupo 2.

O triunfo da Roménia, segunda classificada do Grupo 2 de qualificação para o Europeu de andebol feminino, nunca esteve em causa.

Ao intervalo, Portugal perdia por 13-20, depois de estar por diversas vezes com nove golos de desvantagem no marcador, um resultado que se tornaria ainda mais pesado na segunda parte.

Fonte: Visão.pt

segunda-feira, 28 de maio de 2012

«Notícia» - Agressões em bar provocam dois feridos (actualizada)

Um homem de 59 anos de idade foi detido por suspeita de tentativa de homicídio, em Vila Real.

Os incidentes ocorreram na noite de domingo, num café de Alvite, em Moimenta da Beira, após uma discussão entre quatro homens. De acordo com a PJ, a vítima sofreu “um golpe pelas costas, com uma navalha, o que veio determinar o seu internamento hospitalar”.

O detido, reformado, vai ser presente a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coacção.

Fonte: Correio da Manhã




Dois homens ficaram feridos, um deles com gravidade, na sequência de agressões que ocorreram ao final da noite de domingo, na freguesia de Alvite, no concelho de Moimenta da Beira.

De acordo com o comandante dos Bombeiros de Moimenta da Beira, José Requeijo, as agressões, que ocorreram num bar de Alvite, provocaram ferimentos graves a um homem de 32 anos, que teve de ser evacuado de helicóptero para os Hospitais da Universidade de Coimbra.

"Apresentava uma perfuração no tórax, com hemorragia interna e perfuração de pulmão", descreveu o responsável dos bombeiros. Ainda de acordo com a mesma fonte, o outro homem, de 41 anos, "apresentava uma pequena ferida na cabeça, sem gravidade".

O Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viseu informou que estiveram no local os bombeiros de Moimenta da Beira, com duas ambulâncias e cinco homens, tendo ainda sido acionado o helicóptero da Guarda.

Fonte: JN.pt

sábado, 26 de maio de 2012

«Região» - Quercus alerta para o perigo das mini hídricas no Rio Paiva

O vice-presidente da Quercus, João Branco, alertou hoje em Castro Daire para a necessidade de impedir a construção de mini hídricas no Rio Paiva alegando que "são responsáveis pela destruição de habitats naturais essenciais".

O alerta foi lançado durante a apresentação de dois projetos integrados no Programa Life, da União Europeia, o "Ecótono - Gestão de habitats ripícolas para a conservação de invertebrados ameaçados" e o "Higro - Conservação de habitats de montanha", com sítios localizados no concelho de Castro Daire e geridos em colaboração com a autarquia.

O Rio Paiva, como explicou João Branco, tem, nas suas margens, alguns habitats de grande importância para a conservação da natureza, nomeadamente os ripícolas, constituídos por espécies como os amieiros, choupos ou ulmeiros, onde diversos invertebrados ameaçados têm populações essenciais.

"O perigo associado às mini hídricas passa essencialmente pela alteração do meio, com o rio a deixar de ser um elemento vivo, com água corrente, para passar a ser um conjunto de lagos" com implicações na fauna e flora, mas também com "impacto económico" relevante como é a prática de desportos de natureza.
Nos últimos anos foram construídas mini hídricas no Paiva, sempre sob protestos populares e das associações ambientalistas, como foi o caso da de Fráguas, em Vila Nova de Paiva, ou em Arouca.

O Rio Paiva, que nasce na Serra de Leomil (Moimenta da Beira) e desagua no Douro, tem em Castro Daire um dos mais importantes troços no que diz respeito aos habitats propícios aos invertebrados visados no projeto Ecótono, que hoje foi visitado por um grupo de ambientalistas, sendo o outro na Costa Sudoeste, Ribeira do Torgal.


Castro Daire é ainda espaço geográfico para o Programa Higro, que visa os habitats de montanha, que, além da Serra de Montemuro, tem ainda sítios monitorizados nas serras de Arga e Alvão.
Este projeto, que foi igualmente visitado, visa a conservação e a restauração de áreas de urzais-tojais higrófilos e dos cervunais-higrófilos, arbustos de montanha ou de charnecas húmidas, e a sua importância passa por facilitar a diversidade biológica com enfoque em populações de invertebrados ameaçados e plantas vasculares raras.

O objetivo do projeto Higro é proporcionar o equilíbrio ecológico, aumentando as áreas destes habitats, com controlo seletivo de espécies, sendo estes considerados ainda essenciais para a restauração da hidrologia natural ou para actividades económicas ligadas ao pastoreio, como se pode ler na documentação de suporte.

Fonte: DN.pt

quinta-feira, 24 de maio de 2012

«1ª Página» - Jornal Beirão Nº84

(clique na imagem para aumentar)

«Divulgação» - Piscina e pavilhão com acesso livre


Maio é o mês do coração. A autarquia assinala a efeméride abrindo as portas do pavilhão e das piscinas municipais para a prática de exercício físico, de forma gratuita, na semana de 21 a 26.

No pavilhão o acesso é livre às salas de musculação e de fitness, embora em determinados horários, a entrada fique sempre condicionada e limitada ao número de vagas existente. O mesmo para as piscinas, em banhos livres, aulas de natação e hidroginástica.

O programa da semana encerra com uma caminhada no dia 27. O percurso (cerca de nove quilómetros) é do centro da vila à Barragem de Vilar. A concentração está marcada para as 9 horas, em frente aos Paços do Concelho.


quarta-feira, 23 de maio de 2012

«Cultura» - Centenário de Veiga Leitão

Luís Veiga Leitão, o “poeta da linhagem dos poetas da forma e da cor”, nasceu há 100 anos em Moimenta da Beira. No dia do seu centenário, 27 de Maio, a autarquia inicia um ciclo de conferências que assinala a efeméride.
O primeiro tributo, já este domingo à tarde, é prestado por dois dos maiores estudiosos da sua obra: Pires Laranjeira, professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, intervém com “Luís Veiga Leitão: Trabalhar a pedra do ser e da Palavra”, às 15h20; e Luís Adriano Carlos, docente na mesma faculdade, com “Beleza e Empatia ou Problema Estético de Luís Veiga Leitão”, às 16h00. Tudo no espaço da Galeria Municipal de Moimenta da Beira, onde nesse dia é inaugurada a exposição “Do Gelo ao Fogo”, do filho do poeta, Veiga Luís.
A cerimónia de comemoração dos 100 anos abre às 15h00 com a apresentação da imagem do centenário por Alcides Sarmento, director do agrupamento de escolas de Moimenta da Beira, e encerra às 16h30 com uma intervenção do presidente da autarquia, José Eduardo Ferreira.


segunda-feira, 21 de maio de 2012

«S. João 2012» - Divulgação do Cartaz

(clique na imagem para ampliar)

«Evento» - Um dia inteiro a jogar à sueca

Foi mesmo uma maratona. No espaço do mercado municipal inscreveram-se 22 equipas, 44 jogadores a jogar à sueca este domingo que passou, 20 de Maio. Uns ganhavam e outros perdiam. As eliminatórias sucediam-se umas atrás das outras. E só ao fim da tarde foram apuradas as duas equipas finalistas. Ganhou a dupla Manuel Pinto/Mário Quintais que levou a melhor sobre o par Fernando Bondoso/José João Loureiro (Sapo).

Os vencedores levaram para casa uma caixa de espumantes “Terras do Demo” e todos os outros garrafas de vinho “Malhadinhas”, produção da Cooperativa Agrícola do Távora.

A iniciativa abriu, da melhor maneira, o cartaz das Festas de S. João 21012. Houve alegria e muita assistência. A barraquinha de comes e bebes funcionou todo o dia e o almoço atraiu também muita gente.

 Fonte: CM Moimenta da Beira

«Evento» - Astrónomos amadores de todo o país juntaram-se em Moimenta da Beira

Moimenta da Beira assistiu a uma concentração de telescópios. Apesar do frio da noite foram muitos os astrónomos amadores que se juntaram para observar, em particular, Saturno e Marte.

Reportagem RTP:
 

domingo, 20 de maio de 2012

«Solidariedade» - Ação solidária de recolha de medula óssea em Alcobaça foi um êxito








Dadores de Alcobaça foram solidários
   A ação solidária de recolha de medula óssea a favor do professor Bruno Fonseca, realizada nos Bombeiros Voluntários de Alcobaça, no dia 19 de maio, foi um êxito. Segundo a organização, perto do fecho da ação, já tinham sido contabilizados 540 dadores, um valor muito acima da média para este tipo de ações, que ronda os 300. As recolhas de medula óssea vão continuar, estando prevista já uma ação para Leiria, no dia 29 de maio (terça-feira), na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. Seguir-se-ão Aveiro e Moimenta da Beira, terra natal de Bruno Fonseca, ambas ainda sem data marcada. 



   A iniciativa contudo, não se destinou especificamente a Bruno Fonseca, que terminou esta semana a primeira série de quimioterapia iniciando na próxima a segunda série, uma vez que só depois de terminada a quimioterapia, será feito o diagnóstico para o tratamento seguinte para combater a doença, leucemia aguda. O passo seguinte poderá passar pela transfusão de medula óssea, para a qual é necessário um dador compatível, mas só nessa altura será realizada a pesquisa à base de dados de dadores. De qualquer forma, as amostras de medula óssea ficarão solidariamente armazenadas para todos os doentes que dela precisarem. 

   

Próximas ações vão decorrer em Leiria, Aveiro
e Moimenta da Beira
    A organização admitiu que a sessão nos Bombeiros de Alcobaça já estava prevista para recolha de sangue, tendo sido aproveitada para recolher também medula óssea. Colaboraram nesta ação cinco enfermeiros voluntários e dez outros voluntários que ajudaram na logística da operação. 
Fonte: tintafresca.net

sábado, 19 de maio de 2012

«Cultura» - As aves de Aquilino em audiolivro


O “Guia das Aves de Aquilino Ribeiro” é uma antologia de excertos que ilustram as alusões e descrições de Aquilino Ribeiro das aves selvagens e dos seus habitats naturais. A compilação é de Ana Isabel Queiroz, bióloga (Universidade de Lisboa), Mestre em Etologia (ISPA) e Doutorada em Arquitectura Paisagista (Universidade do Porto), que no ensaio introdutório reflecte sobre a originalidade do mestre no que se refere ao tema da avifauna na literatura portuguesa.
A acompanhar o livro, ilustrado por dezenas de aguarelas da autoria do biólogo e artista plástico Maico (Carlos Pimenta), a edição tem um CD áudio que regista a leitura de 25 desses excertos pelo jornalista da TSF Fernando Alves, enquadrada por gravações de campo realizadas por ornitólogos do projecto “Paisagens Acústicas Naturais de Portugal” e separadas por breves peças musicais inéditas da autoria de José Eduardo Rocha.
A obra vai ser lançada no dia 26 de Maio, a partir das 16h00, na Fundação Aquilino Ribeiro, em Soutosa, Moimenta da Beira, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Biodiversidade. E é editada pela “Boca – palavras que alimentam”, estreando a colecção “Bocage – Colecção de Ciência e Arte”.
A preceder a apresentação do audiolivro há um programa que começa com um passeio ornitológico na Serra de Leomil (ponto de encontro às 8h00, junto aos Paços do Concelho) e um almoço inspirado na gastronomia aquiliniana com lançamento de um novo vinho “Terras do Demo”, casta ‘Touriga Franca’ de 2008, produzido pela Cooperativa Agrícola do Távora.
A edição do audiolivro tem o apoio da Fundação Aquilino Ribeiro e das câmaras municipais de Moimenta da Beira, Sernancelhe e Vila Nova de Paiva.

Livro
1. Apresenta textos de um dos maiores escritores portugueses, tantas vezes considerado como o mestre da literatura telúrica, e mostra como Aquilino Ribeiro merece ser considerado um grande naturalista;

2. Valoriza 12 das obras do escritor, reorganizando os excertos que se referem às aves selvagens e à relação do Homem com a Natureza;

3. Na sua linguagem rica, pontuada por vocábulos e sintaxes tipicamente beirãs, informa sobre os hábitos e habitats das espécies selvagens que povoam as paisagens das Serras da Lapa e da Nave (Beira Alta) durante a primeira metade do século XX;

4. Inclui excertos literários com referências a 67 aves selvagens distintas, ordenados por ordem alfabética de nomes vulgares;

5. Classifica cada um dos excertos com base num conjunto de descritores de conteúdo que reflectem aspectos da biologia (como morfologia ou comportamento) e da relação do Homem com a Natureza (como caça ou prejuízos na agricultura);

CD áudio
1. Partindo de gravações de campo disponibilizadas por ornitólogos (numa parceria com o projecto "Paisagens Acústicas Naturais de Portugal", do MNHN-ISPA), dá a conhecer as vocalizações das espécies citadas e recria a paisagem sonora do planalto beirão – enquadrando assim os excertos literários gravados;

2. Inspirando-se nesse universo de sons naturais, acrescenta-lhes pequenas peças musicais executadas com chamarizes construídos a partir de borracha, madeira, metal ou osso para comunicar com as aves, composições essas que funcionarão como separadores entre os excertos literários gravados.





quinta-feira, 17 de maio de 2012

«Divulgação» - Fingertips e RFM oferecem fim de semana especial

Os Fingertips andam na estrada com a RFM e têm surpresas para ti. Fica atento e assiste a um concerto muito especial do grupo ....com direito a fim de semana com pensão completa em Moimenta da Beira.

Moinhos da Tia Antoninha
Moinhos da Tia Antoninha - Moimenta da Beira
A RFM e os Fingertips oferecem-te um fim de semana muito especial
Os Fingertips andam na estrada com a RFM e têm surpresas para ti. O grupo juntou-se à RFM,  às Caves Terras do Demo e ao Município de Moimenta da Beira para oferecer, a partir de dia 7,  a cinco vencedores,  um concerto muito especial dos Fingertips nas Caves “Terras do Demo”....com direito a fim de semana para 2 pessoas, de 18 a 20 de Maio, com pensão completa em Moimenta da Beira
Moinhos da Tia Antoninha
Moinhos da Tia Antoninha

Caves Terras do Demo
Caves Terras do Demo
O fim de semana inclui um concerto dos Fingertips nas Caves “Terras do Demo” (transmitido em directo no Oceano Pacífico da RFM, alojamento nos Moinhos Tia Antoninha, situados numa das nossas mais bonitas serras, nas Terras do Demo de Aquilino Ribeiro, uma visita guiada pela região e uma noite cultural
Fundação Aquilino Ribeiro
Fundação Aquilino Ribeiro
Para ganhar basta ouvir cada dia, entre 7 e 11 de Maio,  a pergunta que um dos animadores te vai fazer em antena na RFM e enviar um email para passatempos@rfm.pt com a resposta certa, uma frase que inclua as palavras RFM e Fingertips e claro os teus dados (nome, morada, idade, telefone, profissão e nome do acompanhante).
Ouve as perguntas na RFM a partir de segunda feira.
Temos um fim-de-semana por dia para oferecer!

Os Fingertips estão de volta com o novo album 2 e com uma tournée em auditórios com o apoio da RFM, Sic e Music Box
Acompanha a digressão através deste Diário de Bordo


tour fingertips abril maio
Digressão nacional “2”  
11 de Maio - Figueira da Foz | Casino Figueira da Foz - 23h00
12 de Maio - Vila Real | Teatro de Vila Real - 21h30
18 de Maio - Caves “Terras do Demo” (transmitido em directo no Oceano Pacífico da RFM 23h
19 de Maio - Montijo | Cineteatro Joaquim D'Almeida - 21h30
24 de Maio - Évora | Teatro Garcia Resende – 21h30
25 de Maio -Beja | Cine – Teatro Pax Julia - 21h30

«Divulgação» - Concentração de telescópios em Moimenta da Beira

Palestras sobre o universo e as observações solares, ‘visitas’ guiadas e  ‘passeios’ ao céu, observações nocturnas do espaço celeste e até uma ceia (g)astronómica numa madrugada que se espera sideral preenchem o programa da 3ª Concentração de Telescópios que o Clube das Ciências do Agrupamento de Escolas  de Moimenta da Beira organiza no fim-de-semana de 19 e 20 de Maio.
O evento promete repetir o sucesso das duas primeiras edições, que reuniram dezenas de telescópios e amantes da astronomia de todo o país.

As observações solares e nocturnas decorrerão em Moimenta da Beira e no monte que dá guarida ao Santuário de S. Torcato, em Cabaços. E será aqui, junto às capelinhas e à magia e devoção que encerram, que os participantes provarão, madrugada fora de domingo, chocolate quente e degustarão os pratos de uma ceia (g)astronómica. Tudo enquanto acontecem as observações nocturnas, as visitas guiadas e passeios ao céu.

A participação é grátis e aberta ao público. Pode procurar mais informações em sites.google.com/site/clubedascienciasmb/ e inscrever-se em prof.paulosanches@gmail.com ou clubedasciencias.mb@gmail.com.

(clique na imagem para ampliar)

«Divulgação» - Sarau Desportivo voltará a encantar


Ginástica rítmica, demonstrações acrobáticas, danças artísticas, saltos de trampolim. Tudo espectáculo puro. É o III Sarau Desportivo. Os dois primeiros, em 2010 e 2011, foram um sucesso. E este terceiro, no dia 20 de Maio, às 16 horas, sucesso será. A tarde voltará a ser mágica, voltará a encantar.

Seis grupos marcam presença na edição deste ano do Sarau Desportivo, que volta a ter lugar no Pavilhão Municipal de Moimenta da Beira. Um deles (Escola do Cerco, do Porto) foi finalista do programa “Portugal tem Talento”. As outras cinco formações são: Alidanças (Viseu), Gymdance (Sernancelhe), Santa Casa da Misericórdia (Moimenta da Beira) e Escola de Dança ‘Arabesque’ (Moimenta da Beira).

A qualidade dos ginastas (uma centena e meia no total) garante êxito absoluto. E as bancadas do pavilhão voltarão a encher, seguramente.

«Divulgação» - XVI Rota Terras do Demo

(Clique na imagem para ampliar)

terça-feira, 15 de maio de 2012

«Divulgação» - II Jornadas da Cidadania em Acção


Doze temas, quatro painéis e outros tantos debates. Tudo em dois dias e com um programa cheio de oradores convidados, entre investigadores, professores e especialistas em áreas diversas. São as “II Jornadas – Cidadania em Acção/Rumos de Mudança” que a autarquia promove no âmbito da sua Rede Social nos dias 17 e 18 de Maio, no Auditório Municipal Padre Bento da Guia, em Moimenta da Beira.
O programa foi desenhado para abordar inquietações e inquietudes emergentes, actuais, que debilitam a sociedade, em especial a mais envelhecida, as famílias e o trabalho das organizações.
O objectivo das jornadas pretende “reflectir e debater sobre o papel da responsabilidade social das organizações, como contributo para a resolução de problemas sociais e de promoção da sustentabilidade”. E ainda “advogar para a importância fulcral do trabalho em rede, perante a sinalização de situações de violência doméstica”.
No ano europeu do envelhecimento activo e da solidariedade entre gerações, a autarquia assinala a efeméride com todo o sentido e oportunidade.


 (Clique nas imagens para ampliar)

«Divulgação» - Festas de Nª Srª da Assunção - Peva

(clique na imagem para ampliar)

Fonte: Blogue de Peva

«Região» - Autarcas da AMVDS expõem preocupações em Lisboa

Os principais representantes das dez câmaras que constituem a Associação de Municípios do Vale Douro Sul (AMVDS), deslocaram-se a Lisboa para uma jornada de trabalho que incluiu uma reunião com os nove deputados do Círculo Eleitoral de Viseu do PSD, PS e PP e o lançamento dos estudos para preparar o próximo quadro comunitário.
A reunião, que contou com os representantes de todas as autarquias, foi muito participada e representou uma troca de impressões aberta e muito construtiva.

O Presidente da AMVDS, António Borges, expôs algumas preocupações das quais se destacam a extinção de tribunais na região e do círculo judicial de Lamego, a extinção de freguesias, ou ainda o forte constrangimento à atividade das autarquias, particularmente com a lei dos compromissos; a reprogramação do QREN, com a possibilidade da saída de recursos para outras regiões e os problemas relacionados com as acessibilidades, como são os casos do IC 26 (Lamego, Tarouca, Moimenta, Sernancelhe e Penedono); a ligação à cota alta, alternativa à EN 222, de S. João da Pesqueira ,Tabuaço e Armamar, à A24,no nó de Valdigem, incluindo a ligação do nó de Barcos, em Tabuaço e ao Ic 26 em Moimenta da Beira; a ligação Cinfães-Marco; e a EN 222-2, Resende a Bigorne.

Ester Vargas, Teresa Santos, Arménio Santos, Pedro Alves, Hélder Amaral, José Junqueiro, Acácio Pinto, Elza Pais e João Carlos Figueiredo foram os deputados que marcaram presença, todos também com importantes intervenções.

Depois da jornada de trabalho com os deputados decorreu uma reunião com o Prof. Augusto Mateus.

António Borges refere que “estamos a preparar, na lógica da Estratégia Europeia 2020, o que pode ser um conjunto de propostas novas para o Douro Sul e discutir a metodologia do trabalho que vamos realizar em conjunto. Vamos à procura de boas ideias”.

Fonte: Noticias de Resende

segunda-feira, 14 de maio de 2012

«Desporto» - Andebol: Portugal – Roménia

A selecção de andebol da Roménia (sénior feminino) é uma das melhores do mundo. E vem a Moimenta da Beira, dia 30 deste mês de Maio (20h45), defrontar a congénere portuguesa. O protocolo para realização deste jogo, no pavilhão municipal da vila, foi assinado esta segunda-feira, 14 de Maio, em Moimenta da Beira, entre o presidente da autarquia, José Eduardo Ferreira, e o presidente da Federação de Andebol de Portugal, Ulisses Pereira. A partida conta para qualificação do Euro 2012.

“A parceria com a Câmara Municipal é fundamental para a concretização do evento. São parcerias assinadas de comum interesse, importantes para ambas as entidades”, enfatizou o presidente da Federação, que reconhece que a qualificação de Portugal “é muito difícil mas não impossível”.

“Termos cá jogos de andebol com as melhores selecções do mundo, já se vai tornando uma normalidade”, sublinha o presidente da autarquia que, apesar da crise e do momento difícil que o país vive, garante que “vale sempre a pena Moimenta da Beira empenhar-se na realização de jogos tão importantes como este”, porque “Moimenta já se identifica com as selecções de andebol, femininas ou masculinas, já é conhecida por trazer cá os melhores do mundo. É uma mais-valia para o município, que assim ‘vende’ melhor os seus produtos”.

Fonte: CM Moimenta da Beira

«Divulgação» - Domingo há BTT em Soutosa

Uma década de passeios em bicicletas todo-o-terreno (BTT) em Soutosa, por trilhos e veredas das serras da Nave e Lapa. A data assinala-se este domingo, 20 de Maio, com o X Passeio BTT. A Associação Cultural e Recreativa de Soutosa volta a ser responsável pela organização.

“O percurso está integralmente marcado, para que possa usufruir do ritmo que mais lhe convier, sem contudo dispensar os guias que o irão auxiliando. À semelhança dos anos passados haverá durante o passeio uma bifurcação, em que o betetista escolhe o percurso que mais lhe convier. Um deles será destinado aos participantes que pretendem fazer o passeio de uma forma mais calma e tranquila, desfrutando das belas paisagens e de tudo o que a natureza tem para oferecer. O outro é mais destinado aos que não dispensam uma boa subida, descidas acentuadas, zonas de vegetação densa…”, explicam os organizadores.

A abertura do secretariado está prevista para as 08h00, junto à sede da associação, e a partida às 09h15. A inscrição custa oito euros (sócios) ou 10 euros (não sócios). Inclui pequeno-almoço, almoço e banho quente. O convívio será feito também junto à sede, por vota das 13 horas.

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail acrs@soutosa.com ou pelo telemóvel 918 090 074.

domingo, 13 de maio de 2012

«Desporto» - Resultados AF Viseu

Alvite vence mas não evita a descida de divisão.

(clique na imagem para ampliar)

sábado, 12 de maio de 2012

«Desporto» - AF Viseu

Será amanhã, em Viseu, a decisão de o Alvite se manter ou não no principal escalão da AF de Viseu:

(clique na imagem para ampliar)

quarta-feira, 9 de maio de 2012

«Arqueologia» - Marcos Geodésicos


Marcos geodésicos
.
Marco geodésico Cadelas
           
Os marcos geodésicos são pequenas construções geralmente de betão, em forma cilíndrica ou piramidal, popularmente conhecidas por “talefes”, que têm como função representar pontos de referência no território (daí a sua implantação em locais altos e destacados), com linha de visão para outros vértices, permitindo a obtenção de coordenadas com elevada precisão.
São cerca de oito mil[1] que formam a rede geodésica portuguesa[2], dividindo-se em três ordens de importância/visibilidade:
·         1.ª ordem (em forma de pirâmides quadrangulares, distando entre 30 a 60 quilómetros);
·         2.ª ordem (cilindro mais cone com listas, distando entre 20 a 30 quilómetros);
·        3.ª ordem (cilindro mais cone listado, de tamanho menor que o anterior, distando entre 5 a 10 quilómetros).                                     
Dezoito encontram-se implantados no concelho de Moimenta da Beira que passo a apresentar, sendo interessante reparar particularmente que os de Cabeça Gorda, Pedra Alta, Santa Bárbara 2.º, Santo Antão, Sete Castelos e Surrinha, além da sua utilidade cartográfica/topográfica, referenciam locais de interesse arqueológico:

Topónimo                  Altitude          Vestígio arqueológico
            __________________(em metros)____________________
            Alva                           885                  -
Cabeça Gorda            942                  Insculturas[3]
Cadelas                      697                  -
Lagoa                         894                  -
Leomil[4]                   1011                -
Moimenta                   731                  -
Pedra Alta*                968                  Tumuli[5]
Pendão                       809                  -
Picoto da Vinha          867                  -
Porto da Laje             954                  -
Ranhã                        669                  -
Santa Bárbara 2.º       768                  Necrópole[6]
Santo Antão*             841                  Vestígios[7] de habitat
Seixo Segundo           713                  -
Sete Castelos*           976                  Achado[8] avulso
Surrinha*                   961                  Vestígios[9] de habitat
                                                                                                                                            
*Sítios inventariados pelo Doutor Domingos Cruz, em 2001, na Dissertação de Doutoramento em Pré-história e Arqueologia: O Alto Paiva: Megalitismo, Diversidade Tumular e Práticas Rituais durante a Pré-História Recente, 2 Volumes.

Publicado no Jornal Beirão (83.ª edição)
                                              


[1] Um dos mais famosos marcos geodésicos portugueses situa-se a 245 metros de altitude e foi implantado na própria estrutura da ermida de São Pedro das Cabeças (em Castro Verde, Beja), um monumento mandado construir no século XVI pelo rei D. Sebastião no local onde, em 1139, terá ocorrido a Batalha de Ourique, em homenagem ao primeiro rei de Portugal e à sua vitória sobre os mouros.
[2] O Centro Geodésico de Portugal continental está situado no cume da serra da Melriça, freguesia e concelho de Vila de Rei, distrito de Castelo Branco. Aqui encontramos o marco geodésico padrão Picoto da Melriça, construído em 1802, associado à história da cartografia moderna portuguesa, a qual iniciou no século XVIII, no reinado de D. Maria I. A rainha terá encarregado a Academia Real de Marinha de iniciar os trabalhos de triangulação geral do território, com vista à realização da Carta Geográfica do Reino.
[3] De cronologia incerta.
[4] Inclui três marcos, um dos quais o único de 1.ª ordem neste concelho.
[5] Montículos de terra e/ou pedras que envolviam e cobriam as sepulturas megalíticas.
[6] Em redor da capela de Nossa Senhora da Conceição são visíveis cinco sepulturas escavadas na rocha. Cronologia medieval.
[7] Neste local foram recolhidos fragmentos cerâmicos de datação pré-histórica.
[8] Aqui foi encontrado um fragmento de lâmina, em sílex castanho-mesclado, não retocada, com vestígios de utilização em ambos os lados. Cronologia imprecisa. Dimensões: 20/17/4,5 mm.
[9] Foram identificados fragmentos cerâmicos de idade histórica e outros de cronologia indeterminada.

Autor: José Carlos Santos