terça-feira, 22 de janeiro de 2013

«Meteo» - Neve fecha algumas estradas em todo o interior Norte do país

A neve que tem caído um pouco por todo o interior do Norte e Centro do país já começou a afectar as acessibilidades, segundo os vários Centros Distritais de Operações de Socorro (CDOS) contactados pelo PÚBLICO.

No distrito de Viana do Castelo, a neve que caiu no concelho de Melgaço levou ao corte das Estradas Municipais (EM) 202 e 202-3 que ligam a vila de Melgaço a Lamas de Mouro e a Castro Laboreiro, respectivamente. Em Ponte da Barca, apesar da neve que tem caído com alguma intensidade, ainda se circula com normalidade, informou o CDOS de Viana do Castelo.

Em Bragança, as estradas mais condicionadas pela neve são a Estrada Nacional (EN) 103, entre Vinhais e Rebordelo, bem como a 308, entre Bragança e Dine, a 316, entre o Zoio e Ousilhão, ambas na serra da Nogueira, a 201, no Alto da Serra da Luz, entre Cicouro e Ifanes, no concelho de Miranda do Douro. A EN 315 foi também bastante afectada pela neve, em particular no troço entre Sambade e Afândega da Fé, referiu o CDOS de Bragança

Em Vila Real, as EM 312, em Lordelo, e a 304 em Campeã estão encerradas, bem como a EN 15, em Murça, e a EN 311 que liga Boticas a Salto, segundo o CDOS de Vila Real. O IP4 esteve fechado entre as 10h e as 11h da manhã desta terça-feira, tendo já sido reaberto.

Em Viseu, são também várias as estradas afectadas. As estradas nacionais cortadas são a EN 321, que liga Castro Daire a Cinfães, e a EN 329, entre Touro e Moimenta da Beira. Relativamente às estradas municipais do distrito, as EM 563-1 entre Bigorne e Resende, a EM 554 entre São Cipriano, Resende e Bigorne e a EM 1039, entre Porto da Nave, Alvite e Moimenta da Beira, a EM entre Nacomba e o Carapito, a EM 515-2 entre Chavães e Sendim, em Tabuaço,  estão fechadas ao trânsito. Também com condicionamento e em processo de salga por quatro limpa-neves estão a A24, no troço que liga Castro Daire a Lamego, e a EN 2 que liga as mesmas localidades, informou o CDOS de Viseu.

Na Guarda, estão fechadas todas as estradas do maciço central, como as EN 339 e EM 338, que ligam a Covilhã a Seia e a Manteigas. Há condicionamento no concelho do Sabugal, bem como na EN 226, que liga Trancoso a Ponte do Abade, referiu o CDOS da Guarda.

Fonte: Publico.pt

Sem comentários: