sexta-feira, 7 de junho de 2013

«Arqueologia» - Arcozelos



 Igreja de Nossa Senhora de Entre as Vinhas 

Apesar do notório estado de ruína, continua a ser o monumento mais emblemático da freguesia dos Arcozelos. Possuía, no seu interior, quatro altares, designadamente o de Nossa Senhora de Entre as Vinhas (a padroeira), o do Santíssimo, o do Senhor da Aflição e o do Coração de Jesus, e ainda duas capelas particulares: a de Santa Isabel (onde aparecia gravado na pedra o ano de 1517), pertencente à família dos Sás, e a de Santo Agostinho, da família dos Rebelos, ambas com os respetivos brasões.


A pesquisa arqueológica feita até ao momento indica que o território que constitui a freguesia dos Arcozelos[1] foi parcialmente romanizado e os principais vestígios medievais são sobretudo referentes a enterramentos, sendo eles nomeadamente uma sepultura[2] escavada na rocha no lugar da Gaia e uma tampa[3] presumivelmente sepulcral, colocada junto à Fonte dos Baptizados, no Largo da Bandeira, contudo, já incompleta, onde foram gravadas uma cruz e uma espada.
Pressupondo-se ainda que, por aqui perto, no Toitaínho, ter-se-á edificado uma das fortalezas de Caria, concelho a que pertenceu até ao ano de 1834, antes de integrar o município de Moimenta da Beira, o destaque vai, no entanto, para o legado arquitetónico da Época Moderna, solarengo e especialmente religioso, quando, por algum tempo, as suas terras estiveram sob a jurisdição da Universidade de Coimbra, demarcação essa que ainda se pode observar nos seguintes locais:
Ribeira do Tedo
Bloco granítico com a inscrição DE V., fragmentado na zona superior.
Altura: 0,65 m x largura: 0,40 m.

Costeira
Bloco granítico com a inscrição DE V., em bom estado de conservação.
Altura: 0,66 m x largura: 0,35 m.

Leiras
Bloco granítico com a inscrição DE V., em estado de degradação.
Altura: 0,45 m x largura: 0,34 m.

Publicado no Jornal Beirão (104.ª edição)


[1] A freguesia estende-se desde a ribeira de Leomil até à Quinta das Porquinhas, onde nasce a ribeira do Tedo, incluindo os lugares de Toitam, Arcozelo do Cabo, Admeios, Arcozelo da Torre e Freixieiro.
[2] Dimensões aproximadas do leito: 1,77 m de comprimento, 0,43 m de largura na zona da cabeça, 0,50 m de largura na zona média, 0,41 m de largura na zona dos pés e 0,38 m de profundidade média.
[3] Foi colocada num muro de divisão de uma propriedade privada e mede 0,78 m de altura, 0,50 m de largura e 0,15 m de espessura.

Autor: José Carlos Santos

Sem comentários: