terça-feira, 30 de julho de 2013

«Dvilgação» - Agosto, mês das festas religiosas

Em agosto, no concelho de Moimenta da Beira, proliferam as festas em honra de santos, santos padroeiros. Os programas dos festejos celebram o dia, mas não só. As festas, essas quase sempre prolongam-se pelo fim-de-semana inteiro, para gáudio do povo. As gentes das aldeias animam-se, ganham cor, tal como as ruas e ruelas e o casario dos lugares. Agosto é mês de folia, de muita folia.

Em Ariz, no dia 4, consagra-se o Coração Imaculado de Maria; no mesmo dia, em Prados de Cima, o S. Domingos; em Segões, nesse mesmo domingo, a Senhora da Boa Fortuna; em Toitam, ainda no dia 4, Nossa Senhora do Carmo; e no Mileu, a Senhora das Angústias.

No dia 7, em Alvite, festeja-se Nossa Senhora de Fátima; em Arcozelo do Cabo, dia 10, Santa Bárbara; no mesmo sábado, no Sarzedo, a festa é em honra de S. Lourenço.

Em S. Martinho, a 11, Santo António; no mesmo dia, em Caria, celebra-se Nossa Senhora da Guia.

Alvite, dia 15, honrará a Senhora das Queimas; no mesmo dia, em Cabaços, Santa Bárbara; na Granja do Paiva, Nossa Senhora; em Sanfins, Nossa Senhora da Ajuda; e em Paradinha, Nossa Senhora da Assunção.

Em Castelo, dia 18, Nossa Senhora da Conceição; Arcas, dia 20, Nossa Senhora das Seixas. Em Aldeia de Nacomba, a 21 de agosto, festeja-se a Senhora das Portas Abertas; no Vilar, dia 24, S. Bartolomeu; em Sever, a 28, Santa Bárbara.
Fonte: CMMB

Sem comentários: