sexta-feira, 27 de setembro de 2013

«Divulgação» - Voluntários vão limpar este sábado as praias do rio Paiva

A associação de defesa ambiental SOS Rio Paiva vai juntar este sábado, dia 28 de setembro cerca de 100 voluntários, para recolher os resíduos deixados durante o verão nas praias fluviais do rio, espalhadas pelos concelhos de Castelo de Paiva, S. Pedro do Sul, Cinfães, Castro Daire e Moimenta da Beira.

A iniciativa anual “Vamos limpar o Rio Paiva”, que pretende sensibilizar a sociedade civil para a poluição nas margens do Rio Paiva, conta para este efeito com a parceria de 10 instituições com intervenção ambiental no território em causa. Os voluntários vão estar distribuídos pelos cinco concelhos (quatro no distrito de Viseu e Castelo de Paiva, no distrito de Aveiro) em que o objetivo é limpar uma extensão de cerca de 10 quilómetros de praias fluviais.

A SOS Paiva já admitiu que estes voluntários vão encontrar muito lixo ao longo das margens face à realidade do país, em que os frequentadores das praias ainda deixam muito lixo espalhado pelo chão, que com as cheias será arrastado pelas correntes ficando espalhado pelas margens agarrado à vegetação por vezes em locais inacessíveis. A par desse comportamento incorreto, a associação reconhece que grande parte das praias em causa ainda não estão devidamente equipadas para acolher o público balnear, nomeadamente, estruturas para depositar o lixo.
Nas praias de Várzea, Dois Areios, Nodar, Ameixiosa, Pego e Segões, a ação de sábado vai concentrar-se na remoção de embalagens, plásticos e papeis, e na sinalização de monstros domésticos de maior dimensão, a serem retirados mais tarde pelos serviços próprios.
Os voluntários devem comparecer com luvas, calçado adequado e piso irregular, munidos de sacos plásticos resistentes.

Quem quiser participar na ação de carater ambiental ainda pode inscrever-se no site www.riopaiva.org, escolhendo a praia onde pretende intervir.
Fonte: Jornal do Centro

Sem comentários: