quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

«Divulgação» - Turi Rotas



A frase é célebre, mas vale sempre a pena lembrá-la, assim como as circunstâncias em que foi dita. Foi no ano de 1924, quando o então conhecido alpinista britânico, George Mallory, decidiu, juntamente com Andrew Irvine, escalar o Monte Everest, uma expedição extremamente arriscada e que, além disso, exigia uma viagem longínqua e muitos meses de preparação. Foi então que lhe perguntaram por que motivo pretendia ele subir a montanha mais alta do mundo. A sua resposta foi curta e esclarecedora: “Because it’s there” (Porque ele está lá). Mallory e Irvine sucumbiram nessa expedição, em algum lugar da montanha, não se sabendo se chegaram ao topo e o Everest só acabaria por ser alcançado 29 anos depois, mas a sua frase ficou gravada na memória de muitos. E é, por isso, inúmeras vezes repetida quando se trata de partir para locais, muitas vezes sem o luxo dos hotéis, mas unicamente pelo prazer de ir ver “o que está lá”.

E é nomeadamente sobre esta aventura quotidiana de descobrir novos horizontes, conviver com outros povos, surpreender-se com novas paragens… que Turi rotas (http://turirotas.blogspot.pt/), de que sou mentor, presenteará, mostrando-lhe monumentos, contando-lhe histórias e tradições antigas, revelando-lhe experiências únicas, diferentes e inovadoras, lugares que estão fora dos circuitos habituais, sensações à espera de serem vividas.

Turi rotas tem como principal objetivo a promoção turística da região. É um convite à descoberta, que leva-o a percorrer os melhores caminhos, a visitar lugares lindíssimos e genuínos, onde permanecem intactos modos de vida que pensava já extintos, a chegar a uma latitude inédita, a deliciar-se com pormenores que antes achava irrelevantes… Proporciona-lhe um variado leque de atividades e inúmeros percursos, mas o tempo e o interesse determinarão naturalmente as suas escolhas. Leva-o a aldeias históricas, a passear pelas ruas estreitas dos seus casarios, onde se erguem majestosos castelos, igrejas profusamente ornamentadas, casas com esmerados brasões e bonitas varandas, quase sempre floridas. Fora dos centros históricos, pode aventurar-se pelas serras e vales e conhecer a sua extraordinária biodiversidade. Pode escolher trilhos milenares e descobrir vestígios muito antigos da presença humana, como dólmenes, menires e povoados fortificados. Pode subir aos vários miradouros e aí desfrutar de momentos de pura descontração as suas vistas magníficas, ou então optar por caminhos sobre cursos de água e pontes muito antigas. Pode ainda percorrer pomares, soutos ou os típicos socalcos dedicados aos vinhedos e olivais, e parar nas quintas, partilhar o seu quotidiano, visitar as caves e degustar vinhos. As festas e as romarias serão uma constante, as oportunidades desportivas e recreativas serão imensas e não faltarão tascas e restaurantes típicos, confortáveis unidades de turismo rural e luxuosos hotéis para o acolher.

Turi rotas prova que ainda pode encontrar paraísos muito perto de casa e que, afinal, esta região beirã é uma bonita surpresa e muito mais atrativa do que pensa.

Consulte e experimente tudo o que ela tem para lhe oferecer. Aproveitando o lado simples das coisas. Quase sempre o melhor…

Autor: José Carlos Santos

Sem comentários: