sexta-feira, 17 de outubro de 2014

«Notícia» - Feirinha da Terra leva mais de três anos de avanço a lei do governo

O Ministério da Agricultura quer fazer aprovar, até ao final do ano, uma lei que vai permitir criar “mercados locais” onde pequenos produtores podem vender, com regras menos "apertadas" e sem burocracia, produtos agrícolas das suas hortas ou pequenas propriedades, que dificilmente não chegariam aos grandes supermercados ou mercados habituais. A medida é tomada depois de se saber que em Portugal cerca de um milhão de toneladas desses produtos é deitado ao lixo todos os anos.

Porém, em Moimenta da Beira, há mais de três anos, desde 26 de março de 2011, que a Feirinha da Terra cumpre esse papel na íntegra, já que no espaço do mercado municipal se juntam aos sábados, de 15 em 15 dias, mais de duas dezenas de pequenos produtores do concelho, que ali vendem o que de melhor produz as suas hortas. Até agora, já foram realizadas 94 edições da Feirinha da Terra.

O projecto da feirinha foi idealizado pelo presidente do município, José Eduardo Ferreira, que vê assim coroado de êxito o plano que tinha desenhado.

Durante a iniciativa, que decorre durante toda a manhã, há sempre animação musical com grupos de concertinas. Este sábado, 18 de outubro, vai realizar-se mesmo um concurso de abóboras gigantes que promete juntar exemplares muito curiosos.
Fonte: CMMB

Sem comentários: