sábado, 4 de outubro de 2014

«Notícia» - População une forças para voltar a erguer o menir de Alvite

Tem mais de quatro mil anos, mas durante dois séculos andou aos caídos na serra da Nave, em Moimenta da Beira. A estátua menir de Alvite foi de novo erguido no seu local de origem, acima dos 900 metros de altitude, com a boa vontade do povo.

O menir de Alvite, em Moimenta da Beira, considerada um dos melhores exemplares existentes na Península Ibérica, pela originalidade e estado de conservação, é conhecido de arqueólogos e universidades do mundo inteiro.
População une forças para voltar a erguer o menir de Alvite

São 2,33 metros de altura de estátua que tem esculpido um personagem vestido com manto e um cinturão com 24 pequenos orifícios esculpidos na pedra, e a cabeça na qual foram gravados os olhos, o nariz e a boca.
No entanto, há muitas centenas de anos que estava caído no solo. António Monteiro, que preside à freguesia, conta que se tratou de um trabalho cuidadoso mas o essencial foi a boa vontade da população.

População une forças para voltar a erguer o menir de Alvite
Agora o menir, datado da transição do III milénio para o II milénio antes de Cristo, está de pé, o que permite, diz o arqueólogo José Carlos Santos à TSF, aferir da importância desta pedra.
Para Francisco Cardia, vice-presidente da autarquia, com a estátua erguida fica mais fácil conhecer o património megalítico de Moimenta da Beira.
 Fonte: TSF.pt

Sem comentários: