sexta-feira, 21 de novembro de 2014

«Divulgação» - Exposição “40 Papoilas de Liberdade” na Galeria Municipal de Moimenta da Beira

A Galeria Municipal Luís Veiga Leitão, em Moimenta da Beira, acolhe de 25 de novembro a 19 de dezembro, a exposição “40 Papoilas de Liberdade”, organizada pelo Movimento Democrático de Mulheres (MDM), de Viseu.
 
“São 40 papoilas vermelhas erguidas sobre o negro fascismo que tão maltratou as mulheres no nosso país. São a notícia e a memória. Porque a revolução de 25 de Abril de 1974 trouxe consigo liberdades mas também porque 40 anos depois muitas dessas liberdades se vestem de negro, se debatem pela sobrevivência num país abalroado por políticas de desigualdade e empobrecimento, invadido por um neoliberalismo frio que lembra a noite tenebrosa que não pode voltar”, explica em nota o MDM.

A mostra reúne 40 vestidos negros para celebrar a efeméride. Neles inscreveu 40 rubras papoilas, a lembrar que foi a luta das mulheres organizadas que permitiu consagrar na lei direitos tão elementares como casar, votar, aceder a determinadas carreiras, ter salário igual ao dos homens, direito a licença de maternidade, pensão de velhice ou salário mínimo, direito a celebrar o Dia Internacional da Mulher.
Uma exposição a lembrar que o próprio MDM, em tempo de clandestinidade, deu um forte contributo para essa luta.
Fonte: Local.pt

Sem comentários: