terça-feira, 25 de novembro de 2014

«Evento» - Associe-se domingo à comemoração do dia contra a pena de morte em Moimenta da Beira

O município de Moimenta da Beira volta a associar-se ao “Dia Internacional, Cidades Pela Vida – Cidades Contra a Pena de Morte” que se irá assinalar no próximo domingo, 30 de novembro, em todo o mundo. A comemoração no concelho acontecerá nesse dia pelas 11h30, no Pelourinho da freguesia da Rua, concelho de Moimenta da Beira. O acto simbólico será acender 97 velas brancas simbolizando o número de países que já aboliram a pena de morte. Associe-se também!

A efeméride comemora o primeiro decreto de abolição da pena de morte na Europa, assinado em 30 de novembro de 1786 por Leopoldo II do Grão-ducado de Toscana. Neste dia, as cidades mostram o seu compromisso pela vida e pelo fim da pena capital. O movimento é apoiado por diversas instituições de direitos humanos, tais como a Amnistia Internacional.

A iniciativa teve início em 2002 e conta este ano com a participação de 1465 cidades e localidades em cerca de uma centena de países, configurando um movimento global para despertar consciências e envolver as instituições na procura de um sistema judicial que recuse a pena capital e respeite a vida.
Fonte: Local.pt

Sem comentários: