sexta-feira, 21 de novembro de 2014

«Notícia» - Dia Mundial da Filosofia nos Prados de Baixo



No dia mundial da filosofia percorremos os caminhos da ruralidade e viajamos às Terras do Demo, o triângulo formado pelos concelhos de Moimenta da Beira, Sernancelhe e Vila Nova de Paiva, onde Aquilino Ribeiro viveu, escreveu e amou os serranos como ninguém.
Reportagem:
Aquilino, que sempre disse que «os baldios são dos serranos», ficou mestre destas gentes a quem ensinou a filosofar a ruralidade e a pensar a existência.
Passadas décadas do seu desaparecimento, os confins da Senhora da Lapa, onde a geografia é sentimental, há vias sinuosas mas felizes. Os títulos são de Aquilino que viveu em Moimenta da Beira onde escreveu e se tornou mestre de serranos e pastores que «isto de apascentar o gado exige credibilidade e filosofia», conta Felisbela, que tem quase 70 anos.

Há mais de meio século atrás, quando casou com Porfírio Lemos, levou de «dote uma mão cheia de ovelhas. Décadas a fio a filosofar pelas serranias e a cantar "laironas", desabafa a septuagenária quando instada a comentar a filosofia rural que continua a dar vida às Terras do Demo.
Porfírio tem 72 anos e depois de 40 anos na construção entregou-se «à filosofia do gado, coisa linda que se quer bem tratada».

O casal, que já teve mais de duas centenas de cabeças de gado, passeia hoje as ovelhas pelos montes e vales da Serra da Lapa.
Tsf.pt

Sem comentários: