segunda-feira, 30 de junho de 2014

«Notícia» - Comandante da Brigada de Intervenção recebido nos Paços do Concelho

O comandante da Brigada de Intervenção (BI) do exército português, general Carlos Henrique de Aguiar Santos, foi esta segunda-feira, 30 de junho, recebido no salão nobre dos Paços do Concelho pelo presidente da autarquia, José Eduardo Ferreira.

O oficial general está em Moimenta da Beira desde ontem, domingo, 29 de junho, para chefiar o corpo de 750 militares e 120 viaturas da BI que está estacionado na vila desde o dia 23 de junho para exercícios de treino e contactos com as populações. 

Aguiar Santos estará também amanhã, terça-feira, 1 de julho, a presidir da tribuna de honra (em frente à Câmara Municipal) ao desfile militar de todo o contingente. A marcha terá início cerca das 15 horas e percorrerá a Avenida 25 de abril, a principal artéria da vila de Moimenta da Beira.
Fonte: Local.pt

sábado, 28 de junho de 2014

«Divulgação» - Aula de Zumbra Gratuita em Moimenta da Beira

Organização: Núcleo Desportivo e Cultural da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Moimenta da Beira

sexta-feira, 27 de junho de 2014

«Desporto» - Câmara e Assembleia prestam tributo ao CDR.

Uma ‘salva de prata’ de tributo e reconhecimento pela época de ouro do Clube de Desporto e Recreio (CDR) de Moimenta da Beira, foi entregue esta sexta-feira, 27 de junho, pelo presidente da Câmara durante a reunião da Assembleia Municipal de Moimenta da Beira, sob o aplauso da vereação e dos deputados municipais presentes no salão nobre dos Paços do Concelho.

Hugo Bondoso, presidente da direcção do CDR, recebeu a distinção e agradeceu prometendo um clube ainda mais forte e ainda mais determinado, que saberá não “cristalizar” à sombra do resultado que obteve esta época desportiva em que foi campeão distrital da Divisão de Honra da AF de Viseu e subiu aos campeonatos nacionais de futebol 44 anos depois da última e única vez em que militou a este nível.

“O sucesso do CDR não é apenas importante para Moimenta da Beira, é também para a região”, sublinhou José Eduardo Ferreira, que acredita que, “com o empenho de todos, o clube um dia ultrapassará o ponto alto que atingiu hoje”.
“Continuem a confiar em nós”, pediu o presidente do CDR, que lembrou o trabalho sempre “empenhado” de todos os dirigentes e atletas.

De elogio foram também os discursos do presidente da Assembleia Municipal, Alcides Sarmento, e dos líderes das bancadas do PSD, José Manuel Andrade Ferreira, e do CDS-PP, António Pinto Reis.

«Notícia» - Militares restauram edifício urbano e reabilitam caminho

O edifício da antiga cadeia de Moimenta da Beira, que já albergou ao longo do tempo inúmeros serviços, está a ser restaurado pelos militares do Regimento de Engenharia da Brigada de Intervenção do Exército Português, que reabilitam também um caminho florestal de 1600 metros de extensão. 

Estes dois trabalhos, prestados à comunidade moimentense de forma gratuita, representam o contributo generoso do contingente militar que está estacionado em Moimenta da Beira, desde o dia 23 de junho até 1 de julho, para um exercício no âmbito da preparação e aprontamento da sua estrutura operacional, que envolve 750 homens e 120 viaturas.

O edifício da antiga cadeia, junto à sede da Junta de Freguesia de Moimenta da Beira, está a sofrer obras de melhoramento ao nível do reboco e será depois alvo de pintura exterior.

O caminho florestal, que começa junto ao estádio do Matão e termina em terrenos do Vale do Moinho, perto da estrada que liga a pedreira ao lugar de Fornos, numa extensão de 1600 metros, está a ser reparado e requalificado de modo a que possa ser utilizado pelas viaturas dos bombeiros no combate aos incêndios.
Fonte: Local.pt

«Divulgação» - Férias desportivas estão à porta



Têm início já na próxima segunda-feira, 30 de junho, até 4 de julho, o primeiro período das Férias Desportivas destinado às crianças do concelho de Moimenta da Beira com idades compreendidas entre os 6 e os 11 anos. O segundo, para os jovens dos 12 aos 17 anos, decorrerá de 7 a 11 de julho. As inscrições podem ser feitas no pavilhão (254 521 002), na piscina (254 529 161), na biblioteca (254 520 080) e nos serviços sociais da autarquia (254 520 074).

O programa inclui actividades radicais, bowling, karaté, canoagem, artes marciais medievais, parque aquático, peddy paper, cinema e dança.

A iniciativa é da Câmara Municipal de Moimenta da Beira que conta com os apoios do Agrupamento de Escolas, da “Alidanças – Atelier de Dança”, da secção motorizada do Clube Desportivo de Leomil, dos Bombeiros Voluntários, do Clube de Escolas de Karaté, Hoste do Magriço e da Caixa Agrícola do Douro e Vale do Távora.
Fonte: CMMB

«Divulgação» - Festas de São Pedro 2014


quarta-feira, 25 de junho de 2014

«Educação» - Câmara de Moimenta da Beira lamenta "desrespeito inadmissível" do Ministério da Educação

O presidente da Câmara de Moimenta da Beira, José Eduardo Ferreira (PS), lamentou hoje o "desrespeito inadmissível" demonstrado pelo Ministério da Educação e Ciência ao não ter negociado com o município as condições de reordenamento da rede escolar.

De acordo com uma lista divulgada na segunda-feira pelo Ministério da Educação, no concelho de Moimenta da Beira vão encerrar no próximo ano letivo as escolas de Baldos, Edmeios, S. Martinho, Sever, a nº 1 de Caria e a Maria José Tomás de Carvalho.

José Eduardo Ferreira disse à agência Lusa só ter tido conhecimento desta lista através da comunicação social, acusando o Ministério da Educação de não ter tido em consideração que "o município é um parceiro essencial na educação".
Segundo o autarca, em abril o ministério "comunicou ao município a determinação de encerrar oito escolas, ficando apenas aberto o centro escolar de Moimenta da Beira".
"Não nos fez nenhuma proposta, apenas determinou que ia encerrar as escolas", criticou.
Em reação a essa determinação, a câmara tomou uma deliberação, que foi comunicada ao ministério, em que apresentava argumentos contra o encerramento das escolas.
"Dizíamos que, apesar de tudo, se algumas escolas tivessem de encerrar, isso não devia provocar a deslocação de todos os alunos para o centro escolar. Deviam ser encaradas outras alternativas", explicou José Eduardo Ferreira.

O autarca socialista lamentou que ministério "não tenha tido ao menos a preocupação de ouvir o município, de responder à comunicação que lhe fez tecendo as suas considerações sobre a determinação de encerrar todas as escolas".
"A partir do momento em que se inicia o ano escolar é em cima dos municípios que caem todas as obrigações, todas as responsabilidades e toda a necessidade de resolver os problemas. Mas, até lá, estamos muito mal tratados", criticou.
José Eduardo Ferreira referiu que o Ministério da Educação "tem de repensar a sua atuação e de respeitar os municípios", fazendo votos para que ainda consiga partilhar com eles "as melhores soluções para o próximo ano letivo".

Segundo a listagem divulgada pelo ministério, o distrito de Viseu é aquele onde vão encerrar mais escolas, um total de 57, nos concelhos de Cinfães (nove), S. Pedro do Sul (oito), Tondela (sete), Viseu e Moimenta da Beira (seis), Nelas e Oliveira de Frades (quatro), Vouzela (três), Sernancelhe, Tabuaço, Mangualde e Vila Nova de Paiva (duas) e Castro Daire e Sátão (uma).
O Ministério da Educação e Ciência anunciou no sábado que vai fechar 311 escolas do 1.º ciclo do Ensino Básico e integrá-las em centros escolares ou outros estabelecimentos de ensino, no âmbito do processo de reorganização da rede escolar.
"O novo ano letivo terá início em infraestruturas com recursos que oferecem melhores condições para o sucesso escolar. [Os alunos] estarão integrados em turmas compostas por colegas da mesma idade, terão acesso a recursos mais variados, como bibliotecas e recintos apropriados a atividades físicas e participação em ofertas de escola mais diversificadas", referiu a tutela em comunicado.
Segundo a nota, a Secretaria de Estado do Ensino e Administração Escolar concluiu na sexta-feira mais uma fase da reorganização da rede escolar, "processo iniciado há cerca de 10 anos e continuado por este Governo desde o ano letivo de 2011/2012, com bom senso e um olhar particular relativamente às características de contexto".
Fonte: PortoCanal

«S.João 2014» - Procissão de S. João majestosa como sempre



21 andores, 250 figurantes, três bandas de música, quatro dezenas de militares, mais de 70 bombeiros e milhares de pessoas nas ruas. A procissão de S. João, em Moimenta da Beira, foi linda e majestosa. Fez jus ao nome e foi o ponto alto das festas sanjoaninas. 

 Fonte: CMMB

«Divulgação» - Sobem ao palco para mostrar o que aprenderam

Frequentaram um curso de teatro em Moimenta da Beira, e agora, este sábado (20h30), 28 de junho, sobem ao palco do Auditório Municipal Padre Bento da Guia para mostrar ao público o que aprenderam.
“Está aí alguém?”, uma peça com textos de José Saramago, Charlie Chaplin e Alan Watts adaptados por Ana Catarina Dias, será a prova de ‘exame’ final para Carla Rocha, Carlos Rochinha, Carolina Pereira, Cátia Andrade, Hermínio Governo, Marco Mendes e Sandra Almeida, os sete actores-formandos que cursaram a oficina de teatro orientada por Luís Alexandre, actor e encenador que iniciou a sua formação em 1995 na Escola Profissional de Teatro de Cascais e que já integrou elencos da Companhia Nacional de Teatro, no Teatro Nacional D. Maria II, e da Companhia de Bailado Béjart Ballet, Lausanne, no Coliseu dos Recreios em Lisboa.
Luís Alexandre participou ainda em cinema no elenco do filme de João Mário Grilo “A Falha”, e entrou em várias produções televisivas nacionais como “Morangos com Açúcar“; “Baía das Mulheres”; “O Último Beijo”; “Estação da minha vida”; “Ganância”; “Anjo selvagem”; “Super Pai”, etc.




Fonte: Local.pt

quinta-feira, 19 de junho de 2014

«Divulgação» - Curso de teatro em Leomil



Tem início no dia 25 de junho, na casa do Povo de Leomil, Moimenta da Beira, um curso de teatro que o actor, encenador e promotor da iniciativa, Luís Alexandre, assume ser “uma excelente forma de dar os primeiros passos numa carreira artística”.

O curso, com uma carga horária total de 32 horas (duas horas por semana, às quartas-feiras), vai decorrer até 3 de setembro e desenvolver-se “num ambiente acolhedor de jogos teatrais que articulam a técnica com a prática, possibilitando a todos explorarem e conhecerem melhor as suas potencialidades corporais e vocais”.

O programa inclui incursões nas áreas da expressão dramática, interpretação e improvisação, espaço e movimento, criação colectiva, dramatização, construção do movimento e criação de espectáculo.

Mais informações pelo telemóvel 934 011 221, pelo e-mail karisminovador@gmail.com ou na página do facebook www.facebook.com/luisalexandreteatro.

A iniciativa tem o apoio da Câmara Municipal de Moimenta da Beira e da Casa do Povo de Leomil.
Fonte: CMMB

«Divulgação» - Exposição de Meios do Exército Português



O Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, José Eduardo Ferreira, e o 2º Comandante da Brigada de Intervenção do Exército Português, Coronel de Infantaria Mendes Ferrão, convidam a população do concelho e os cidadãos em geral a visitar a “Exposição de Meios do Exército Português – Força Operacional Próxima das Populações” que vai estar patente ao público na Praceta Comandante Requeijo, Moimenta da Beira,  de 26 de Junho a 1 de julho de 2014.

A mostra estará dividida em quatro núcleos distintivos:
1 - de informação e divulgação especialmente dedicado aos jovens que queiram ingressar nas Forças Armadas;
2 – exposição de uma viatura blindada de rodas 8x8 (Pandur II), equipada de metralhadora pesada de calibre diverso;
3 – torre móvel vertical com nove metros de altura para a prática de actividades radicais (escalada, rapell…);
4 – núcleo expositivo de algum armamento e de informação variada, desde bandeiras, estandartes, quadros, fotografias e manequins fardados.

Esta exposição insere-se numa ação mais vasta que a Brigada de Intervenção vai desenvolver em Moimenta da Beira, durante o mesmo período, e que envolve a participação de cerca de 750 militares e 120 viaturas, num exercício de treino (Júpiter 14), no âmbito da preparação e aprontamento da sua estrutura operacional que vai decorrer nas áreas da Serra de Leomil e da Barragem de Vilar.

O programa incluirá ainda a participação de um conjunto de militares na procissão de S. João (24 de junho) e um desfile na avenida 25 de abril (1 de julho), com todas as forças militares aquarteladas.

Um sublinhado ainda para o trabalho que os homens do exército ‘oferecerão’ à comunidade moimentense, que incidirá na recuperação de um edifício público e na abertura de um caminho agrícola no concelho.
Fonte: CMMB

«Notícia» - Moimenta da Beira projeta investimento de 900 mil euros para combater incêndios

O presidente da Câmara de Moimenta da Beira, José Eduardo Ferreira, explicou à agência Lusa que está prevista "a limpeza de um conjunto de linhas da rede primária, para impedir que os incêndios se propaguem indefinidamente".
"Quando os incêndios estão a lavrar, ou temos áreas onde seja possível pará-los ou é difícil fazer a contenção das chamas", justificou.

Com a execução deste projeto, a autarquia pretende intervir em 453,43 hectares, resultantes das áreas de faixas a criar na rede primária (384,79 hectares), dos mosaicos de parcelas de gestão de combustível (64,95 hectares) e das faixas de proteção aos pontos de água (3,69 hectares).
No âmbito do projeto, será beneficiada a plataforma de 14,26 quilómetros de caminhos inseridos na rede primária e a plataforma de 117,26 quilómetros de caminhos que lhes dão acesso.

José Eduardo Ferreira avançou que haverá também intervenções ao nível dos pontos de água, "que permitirão o abastecimento dos meios aéreos e dos bombeiros durante o combate aos incêndios".
Nas localidades de Segões e de Peravelha serão construídos dois pontos de água, com uma capacidade de armazenamento de três mil e de seis mil metros cúbicos.
Serão também beneficiados os pontos de água localizados nas freguesias de Alvite e Leomil, ficando com uma capacidade de armazenamento de 750 e 1.600 metros cúbicos.

O autarca admitiu que, ao avançar apenas agora para o concurso público, já pouco será feito para prevenir os incêndios deste verão.
"Já não conseguiremos fazer um trabalho que seja muito significativo para prevenir os incêndios deste ano, mas a vida continua e previnem-se os dos próximos anos", considerou.
Com este projeto, a Câmara não pretende apenas proteger as áreas florestais com o objetivo de obter material lenhoso, mas também contribuir para a valorização ambiental e paisagística e para a melhoria da qualidade de vida das populações, numa região que tem um índice elevado de desertificação e de emigração. 
Fonte: RTP.pt