terça-feira, 31 de março de 2015

«Páscoa 2015» - Encenação da Paixão de Cristo, em Leomil, inspirada no filme de Mel Gibson

A paróquia de Leomil, Moimenta da Beira, prepara anualmente uma encenação épica e ao vivo da Paixão de Cristo, que sai à rua na sexta-feira santa, 3 de abril, às 21 horas. O espectáculo de representação da Via Sacra contará com cerca de meia centena de figurantes, vestidos a rigor, que vão percorrer e interpretar as catorze estações com o realismo da época (autenticidade bíblica) e alguma inspiração no filme de Mel Gibson, estreado há uma década.

O cortejo partirá da Igreja Matriz e incluirá as cenas bíblicas das acusações a Cristo, o Julgamento, as flagelações… e a Crucificação no Calvário. Será o retrato das últimas 12
horas de vida de Jesus Cristo, desde a oração no Monte das Oliveiras, após a última Ceia, até à decisão da multidão, que prefere a liberdade de Barrabás e a condenação de Jesus.

Por “Via Sacra” ou o “caminho da Cruz” entende-se um exercício de piedade segundo o qual os fiéis percorrem mentalmente com Cristo o caminho que o levou do Pretório de Pilatos até o monte Calvário. Compreende todas as estações ou etapas, cada uma das quais apresentando uma cena da Paixão a ser meditada pelo discípulo de Cristo.
Fonte: CMMB

Sem comentários: