domingo, 19 de abril de 2015

«Divulgação» - Exposição sobre a vida de um tradutor da Bíblia em Moimenta da Beira

A vida do autor de uma das traduções da Bíblia mais usada e apreciada pelos crentes de língua portuguesa, João Ferreira de Almeida, está plasmada em nove painéis expostos até ao fim de abril no átrio da Câmara Municipal de Moimenta da Beira.

A exposição bibliográfica “O Tesouro mais preciso” é uma iniciativa do Projecto Missionário Alargar a Tenda, (a ser desenvolvido nos concelhos de Moimenta da Beira, Penedono e Sernancelhe), e da Sociedade Bíblica de Portugal.

A mostra procura ser uma viagem pelos momentos mais relevantes da vida deste ilustre escritor do século XVII, ao mesmo tempo que exibe algumas das mais importantes edições da sua principal obra – a tradução da Bíblia para português – produzidas ao longo de dois séculos, entre as quais o Novo Testamento, que foi impresso em Amesterdão, na Holanda, em 1961.

Embora seja um desconhecido para a vasta maioria dos portugueses e dos falantes da língua portuguesa espalhados pelo mundo, João Ferreira de Almeida é responsável pela obra literária portuguesa mais divulgada de sempre na língua de Camões e Pessoa.

Desde que foi originalmente publicada em 1681, a “Bíblia de Almeida” teve já cerca de 1000 edições e mais de 100 milhões de Bíblias e Novos Testamentos impressos, juntamente com incontáveis milhares de milhões de pequenos opúsculos e folhetos.

Se a tradução de João Ferreira de Almeida é largamente conhecida, o mesmo não se pode dizer a respeito do autor. Pouco, ou quase nada, se tem falado e escrito a respeito dele que nasceu por volta de 1628, em Torre de Tavares, Mangualde, e morreu em 1691 na cidade de Batávia, actual ilha de Java, Indonésia.
Fonte: Lafões.pt

Sem comentários: