quarta-feira, 8 de abril de 2015

«Notícia» - Moimenta da Beira com mais idosos a viverem sozinhos e/ou isolados

A GNR informou hoje que Viseu é o distrito do país com mais idosos referenciados a viverem sozinhos e/ou isolados, que a idade média ronda os 78 anos e que mais de metade não possui telefone.

Em comunicado, a GNR revela que no distrito de Viseu estão referenciados 3.745 idosos e que 25 por cento já recebe algum tipo de apoio das instituições locais ou da própria família.

"Dos dados recolhidos, 2.588 idosos vivem sozinhos, 235 vivem isolados, tendo ainda sido identificados 122 idosos que vivem sozinhos e isolados. Dos idosos a viverem sozinhos e isolados 69 por cento são mulheres e 54 por cento dos idosos não possuem telefone", acrescenta.

O levantamento da GNR permitiu ainda identificar quatro idosos que necessitam de acompanhamento por parte das instituições locais.

No que toca à distribuição por concelhos, Moimenta da Beira contabiliza o maior número de idosos referenciados a viverem sozinhos (417), seguindo-se Vila Nova de Paiva com 239 e São João da Pesqueira com 226.
Já em Cinfães, encontram-se identificados 31 idosos a viverem isolados, 26 em Lamego e 23 em São Pedro do Sul.
São Pedro do Sul com 18, Cinfães com 13 e Mangualde com 11, são os concelhos onde foram referenciados mais idosos a viverem sozinhos e isolados.

Relativamente ao programa Residência Segura, aderiram ao mesmo 1.488 idosos.
A nota da GNR revela ainda que, no final do mês, a GNR vai realizar no distrito de Viseu a operação "Censos Sénior 2015", que tem por objectivo "actualizar o registo dos idosos que vivem sozinhos e/ou em locais isolados".
Esta iniciativa serve também para "informar as entidades competentes das situações de potencial perigo, sensibilizando a população idosa para a segurança e desta forma reduzir o risco de se tornarem vítimas de crimes e divulgar o Programa Residência Segura".
Fonte: SOL.pt

Sem comentários: