terça-feira, 30 de junho de 2015

«Divulgação» - Moimenta da Beira mostra-se em Viseu

Duas exposições sobre o concelho de Moimenta da Beira foram inauguradas em Viseu, esta segunda-feira, 29 de junho, pelo vice-presidente da autarquia, Francisco Cardia, e pelo director regional do Centro do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), José Cardoso. Uma está patente ao público no salão maior do edifício do IPDJ, junto ao Fontelo. A outra no Restaurante Mc Donald’s, perto da Rotunda e da Praça Paulo VI.

No IPDJ a mostra inclui trabalhos artísticos de jovens talentos, património, associativismo, artesanato, imagens de marca do município e empreendedorismo. A exposição estende-se até dia 22 de julho.
No McDonald’s são apresentadas fotografias que retratam o património cultural do concelho. Um conjunto de imagens do património mais valioso e importante do município de Moimenta da Beira, como por exemplo os pelourinhos de Vila da Rua, Leomil e Paçô, a Fonte Santa, em Peravelha, a ponte românica de Ariz, o convento de S. Francisco, etc. A mostra pode ser vista e apreciada até dia 26 de julho.

Uma e outra exposição integram o projecto “Um olhar sobre as origens” organizado pelo IPDJ, em parceria com o Restaurante McDonald's, de Viseu, e as Câmaras Municipais, e pretende dar a conhecer os tesouros dos locais e das gentes do distrito de Viseu.

O projecto contempla ainda a organização, em colaboração com o Museu Grão Vasco, o Centro de Coordenação Cultural da CMV e o Teatro Viriato, de uma visita cultural à cidade de Viseu que terá como destinatários cerca de 50 jovens seleccionados por cada autarquia participante.

As exposições "Um Olhar sobre As Origens" inauguradas em dezembro de 2013, já receberam mais de 6.800 visitantes. Tondela, Sátão, Mangualde, Vila Nova de Paiva, Santa Comba Dão, Mortágua, Penalva do Castelo, Carregal do Sal, S. Pedro do Sul, Armamar, Castro Daire, Nelas, Lamego, Oliveira de Frades, Tarouca, Tabuaço, Cinfães Sernancelhe, Penedono e agora Moimenta da Beira, foram as autarquias já envolvidas neste projeto. Também já estão contabilizados, até ao momento, a participação de 1.100 jovens em visitas programadas à cidade de Viseu e mais de 90 concertos, com maior expressão na área da música, realizados no McDonald’s “Ao domingo acontece…”, promovidos por associações culturais e grupos informais de jovens convidados pelas autarquias representadas.
Fonte: CMMB

Sem comentários: