domingo, 6 de setembro de 2015

«Expodemo 2015» - Pedro Albuquerque desenha Aquilino

Uma exposição de 40 desenhos a tinta-da-china, de Pedro Albuquerque, sobre Aquilino Ribeiro e o seu mundo plasmado em quatro facetas da sua obra e vida (erótica, antropológica, cinética e etológica), vai ser inaugurada no dia da abertura da “Expodemo – Mostra de Produtos, Actividades e Serviços da Região”, 25 de setembro, ao fim da tarde, no átrio dos Paços do Concelho, em Moimenta da Beira. É o lado de forte cunho cultural do certame (25 a 27 de setembro) que desde a primeira edição associa a cultura aos produtos e recursos endógenos da região.

Pedro Albuquerque, que doou “Inscrituras: Aquilino” (é como se chama o conjunto dos 40 desenhos que vão estar expostos até 9 de outubro) ao Centro de Estudos Aquilino Ribeiro (CEAR) , nasceu em Viseu em 1953. Martim Gouveia, fala dele como artista plástico “original, polifacetado, heterogéneo, notável. performativo, intimista, libertário, prolixo, incontido, comunicativo, genuíno e inconformista”.

Imperdível a visita ao mundo de facetas várias, múltiplas aparências, características e atributos de mestre Aquilino Ribeiro, escritor-maior, inventor das Terras do Demo, espaço geográfico e sentimental que enlaça Moimenta da Beira. 
Fonte: CMMB

Sem comentários: