terça-feira, 22 de setembro de 2015

«ExpoDemo 2015» - Várias Notícias


Iguarias de Paulo Cardoso, ‘chef’ da Casa da Ínsua

É ‘chef’ da Casa da Ínsua e ‘chef’ da Visabeira Turismo, e vai estar em Moimenta da Beira durante a Expodemo, de 25 a 27 de setembro, a cozinhar no espaço da “Fumeiros Terras do Demo”, no Largo das Tílias (Comandante José Requeijo), num showcooking predominantemente de receitas feitas à base de maçã e espumante, dois produtos ícones da região de Moimenta da Beira que o certame continuará a exaltar incansavelmente.

Iguarias únicas que vão poder ser degustadas:

- Maçã glaceada com cremoso de enchidos e tataki de salmão
- Mil-folhas de maçã com brás de alheira e ovo de codorniz
- Salpicão com espumante
- Crocante de alheira com chutney de maçã
- Duo de maçã e chouriço picante com bacalhau em lascas e “falso” crumbel de enchidos

O plano para sessões de trabalho pode ainda incluir a confecção de outros pitéus incomparáveis:

- Espuma de maçã com morcela corada
- Estaladiço de alheira
- Palmiers de presunto e mostarda
- Sushi de alheira
- Tomate cherry com pasta de enchidos
- Maionese de chouriço com salmão confitado
- Ameixa com bacon em rodela de pepino fininho
- Canapé de: Alheira/morcela com maçã laminada
- Risoto de morcela com grelos
- Pernil salteado com cebola e pimento da horta
- Cremoso de enchidos
- Dueto de maçã e espinafres com Trilogia de enchidos
- Bacalhau com crosta de enchidos
- Fofo de maçã, fofo de abóbora.

- Mousse de lima, salpicão e maçã




Caixa Agrícola do Vale do Távora e Douro parceiro principal

A Caixa de Crédito Agrícola do Vale do Távora e Douro volta a ser o parceiro principal da “Expodemo – Mostra de Produtos, Actividades e Serviços da Região” que se realiza em Moimenta da Beira já esta sexta, sábado e domingo, 25, 26 e 27 de setembro, respectivamente.

A aposta na parceria, que se saúda efusivamente, já se repete desde a primeira edição do certame, em 2012, e é uma prova da importância que a instituição bancária confere à Expodemo, feira que tem vindo a impor-se como uma das maiores e mais inovadoras da região, que alia a cultura, mesmo a mais eru dita, aos produtos endógenos, como a maçã, o vinho e espumante, os granitos, os enchidos, etc.

O grupo bancário, que conta actualmente com uma rede de 13 agências, três delas no concelho de Moimenta da Beira, e que é a maior caixa agrícola do distrito de Viseu, e ocupa o 9º lugar a nível nacional, está presente também nos municípios de Aguiar da Beira, Armamar, Penedono, Sernancelhe, Tabuaço e Trancoso, área de influência da Expodemo. E é constituída por uma equipa de cerca de 55 colaboradores.

A Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Vale do Távora e Douro, fruto de vários processos de fusão, tem agências originárias do ano de 1926, “tendo-se sempre orientado para melhorar a qualidade de vida da população local onde se insere”. Tem um cariz regional, sendo os seus associados oriundos das Terras do Demo e pretende ser o único " Banco da Agricultura".

Um sublinhado para a Fundação da Caixa Agrícola (IPSS) que tem tido um papel activo no desenvolvimento dos jovens carenciados com atribuição de bolsas de estudo bem como a satisfação de necessidades a idosos isolados.





Nuno Eiró, Leonor Poeiras e Mónica Jardim apresentam “Somos Portugal” em Moimenta da Beira

No domingo, 27 de setembro, último dia da “Expodemo – Mostra de Produtos, Actividades e Serviços da Região”, Nuno Eiró e Leonor Poeiras (no palco) e Mónica Jardim (repórter de exteriores) são os apresentadores de serviço do programa “Somos Portugal”, da TVI, que será transmitido em directo de Moimenta da Beira para o mundo inteiro, entre 14 às 20 horas.

É o programa de entretenimento das televisões portuguesas mais visto no país, com picos de audiência que às vezes atingem mais um milhão de telespectadores, e que está em Moimenta d a Beira, por causa da Expodemo, pela terceira vez consecutiva.

Fonte: CMMB

Sem comentários: